Reinauguração de centro especializado marca avanços na saúde bucal de Maricá

0
1759
Secretária de Saúde, Janete Valadão (ao centro,) representou o prefeito Quaquá na reinauguração do CEO.

Uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (03/07) marcou a reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Boqueirão, que passou recentemente por uma reforma estrutural com o auxílio de doações. Dezenas de convidados, entre eles secretários do governo municipal, vereadores, técnicos e funcionários participaram do evento.

A secretária municipal de Saúde de Maricá, Janete Celano Valadão, representou o prefeito Washington Quaquá na inauguração. Ela agradeceu a presença de todos e ressaltou que a área da saúde bucal em Maricá vive a partir de hoje uma nova fase: “O CEO foi inaugurado em fevereiro de 2010. Hoje, comemoramos a reforma do prédio, dos equipamentos e, principalmente, um novo conceito de atendimento”. A secretária declarou ainda que o número de serviços especializados oferecidos no Centro aumentou. “Aqui, os maricaenses já podem fazer uma intervenção dentária mais complexa ou tratamento especializado sempre precisar sair do município. Devemos isto ao prefeito Washington Quaquá e à parceria com a Comissão de Saúde do Poder Legislativo, da qual o vereador Chiquinho, é o atual presidente”, declarou.

Já a coordenadora de Saúde Bucal de Maricá, Márcia Serafim, disse que sem o apoio de sua equipe, as dificuldades seriam maiores: “Em janeiro, quando assumimos, havia uma lista de espera de 500 pessoas. A fila não existe mais”, comemorou, acrescentando, porém, que a melhora dos serviços certamente fará a demanda aumentar. “Atendemos hoje cerca de 600 pessoas por mês, inclusive de outros municípios. Já cadastramos o CEO nos programas federais “Viver sem Limites”, de tratamento inclusivo de pessoas com necessidades especiais, e “Brasil Prótese Total”, para implantação gratuita de próteses em pessoas cuja dentição foi comprometida”, antecipou.

O vereador Chiquinho da Saúde (PT) declarou que, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, procura cumprir o seu papel: “Nosso trabalho é de fiscalização e apoio. Visito as unidades de saúde, informo as necessidades à secretaria de Saúde e ao Chefe do Executivo, e procuramos ajudar por meio da Comissão, agilizando serviços que muitas vezes atrasam em função da burocracia”, completou.

Reforma total

As obras que recuperaram o CEO duraram cerca de três meses e incluíram a recuperação de paredes, correção de infiltrações, nova pintura e instalação de um novo telhado. Até março, apenas uma sala de atendimento clínico funcionava. Hoje, são três salas de atendimento dentário. As melhorias incluíram ainda o conserto de aparelhos de Raios-X e das cadeiras odontológicas.

Onze dentistas trabalham de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em diversas especializações – Endodontia, Estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e outras patologias), cirurgias, Frenectomia (cirurgia de ‘língua presa’), Odontopediatria, Periodontia, Tratamento de Canal, Canal de Molar, Extração de dentes Siso, e microcirurgias bucais. Além dos especialistas, o CEO possui quatro auxiliares de dentista, duas recepcionistas, uma digitadora de documentos, um segurança, um auxiliar administrativo e uma gerente.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Ivan Mundim, 737, Boqueirão. Mais informações pelo telefone: 3731-3476.