Centro de odontologia do Boqueirão é reformado

Unidade funciona de segunda à sexta-feira, de 08h às 16h.

Unidade já atende cerca de 150 pessoas por semana

Tratamentos de canal, cirurgias avançadas, restaurações, emergências e atendimento especial para crianças. A lista integra o rol de serviços gratuitos oferecidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Boqueirão, referência em odontologia no município e que acaba de ser completamente reformado.

Nesta quarta-feira (03/06), a secretária municipal de Saúde, Janete Valadão, e a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Márcia Serafim, reinauguram oficialmente o espaço – que já funciona a pleno vapor de segunda à sexta, das 08h às 16h.

A casa que abriga o centro especializado estava deteriorada pela ação do tempo e passou por uma reforma completa, com recuperação de paredes, correção de infiltrações, nova pintura e instalação de um novo telhado. As melhorias no CEO incluíram ainda o conserto de aparelhos de raios-X e das cadeiras onde os dentistas trabalham – ao todo são 11 profissionais especializados.

Segundo a coordenadora Márcia Serafim, o espaço é essencial no tratamento de casos mais complexos e acolhe, com frequência, pacientes indicados pelas unidades básicas de saúde (os postos espalhados pelos bairros da cidade). “Temos dentistas em mais de uma dezena de unidades, além do hospital municipal, e esses profissionais tratam as ocorrências mais comuns, como pequenas cáries, além de fazerem o trabalho de prevenção, orientando a população a escovar os dentes adequadamente”, explica.

Cirurgias de extração são frequentes

Ainda segundo a coordenadora, é comum também que os moradores da região central da cidade procurem diretamente o CEO. É o caso da pernambucana Helenn Caroliny Martins, de 25 anos, que mora no Boqueirão há poucos meses. “Minha mãe mora aqui há mais de 10 anos e eu vim do Rio de Janeiro pra cá. Comecei um tratamento de canal lá e não terminei”, declarou, acrescentando que ficou muito satisfeita com a primeira consulta no CEO. “Foi ótimo, a dentista é muito atenciosa. Meu filho, de 10 anos, também já foi muito bem atendido aqui”, afirmou.

A boa impressão causada em Helenn teve a assinatura da Drª Annelise Frossard, recém-formada em odontologia e que trabalha há apenas quatro meses na unidade. A profissional explicou que a primeira consulta geralmente é usada para uma limpeza geral, orientações ao paciente e diagnóstico do tratamento mais indicado. “O caso da Helenn a gente chama de ‘retratamento do canal’. Ela já fez o procedimento no mesmo dente, mas ficou com o curativo provisório muito tempo. O dente abriu novamente e a infecção voltou. Vamos ter que começar do zero”, revelou, acrescentando que a paciente continuará o tratamento com outra profissional do CEO, especializada em canais.

Outro trabalho desenvolvido no local é o diagnóstico de patologias graves, como o câncer de boca, e a correção da frenectomia (popularmente identificada em pessoas com a “língua presa”). Um dos profissionais que atua nessa área é o cirurgião Jader de Carvalho Rangel, de 50 anos. “Também fazemos muita extração de sisos”, completa.

Além dos profissionais especializados, a equipe é formada por quatro auxiliares de dentista, duas recepcionistas, uma digitadora de documentos, um segurança, uma auxiliar administrativa e uma gerente. O Centro de Especialidades Odontológicas fica na Rua Ivan Mundim, nº 737. Mais informações pelo telefone 3731-3476.