Mais duas escolas de Maricá terão obras entregues em agosto

A volta das férias escolares de meio de ano será marcada pela entrega de mais duas unidades inteiramente reformadas e ampliadas. Os alunos das escolas municipais Alfredo Nicolau da Silva Júnior (no Marquês) e Carlos Magno Legentil de Matos (no Centro) já podem usufruir de parte das melhorias realizadas em ambas, como novas salas de aula e quadras poliesportivas. De acordo com a Secretaria de Educação, as duas têm a entrega oficial prevista para o reinício das aulas, em agosto. O recesso servirá para que as obras recebam os últimos retoques. Desde o início da atual gestão, 21 escolas da rede já foram submetidas a reformas.

A mais recente intervenção ocorre na escola do Marquês, cujas novas instalações incluem, além da quadra, um refeitório, banheiro adaptado e três novas salas para a educação infantil, além de espaços para multimídia e informática e um play groud com grama sintética. Houve ainda substituição de janelas por peças mais amplas feitas de alumínio e troca das instalações elétrica e hidráulica. As novas obras foram realizadas numa área de aproximadamente 50 metros quadrados nos fundos da unidade, que existe desde 2001 e tem atualmente 373 alunos.

Na escola do Centro, cujas obras começaram em meados de 2012, a construção de seis novas salas proporcionou ainda a oferta de 400 novas vagas para este ano – eram 738 alunos atendidos no ano passado. Foram realizadas reformas nos banheiros e construídos mais dois adaptados, além da quadra poliesportiva suspensa com rampas de acessibilidade. Todo o piso da escola foi substituído, bem como janelas e grades de proteção e a rede elétrica e hidráulica.

O custo de ambas as reformas e ampliações foi orçado com base na tabela da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ). O serviço foi realizado Carlos Magno Legentil de Matos, o valor investido, com recursos próprios, foi de R$ 905,3 mil. Já as melhorias da E.M. Alfredo Nicolau da Silva Júnior, custeadas pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), foram de R$ 1,04 milhão. Cabe ressaltar que o valor gasto em intervenções dessa natureza é normalmente maior – e a tabela da Emop também leva isso em consideração – do que em construções novas em razão das adaptações necessárias.

Novas obras – Ainda segundo a secretaria, outra unidade que passa por reforma e ampliação é a E.M. Osdevaldo Marins da Mata, em Santa Paula, cuja entrega deve ocorrer nos próximos meses. Em Itaipuaçu, segue em estágio avançado a construção da terceira creche do programa federal Pró-Infância em Maricá. A unidade é nos mesmos moldes das recém inauguradas Marilza da Conceição Rocha Medina (em Marinelândia) e José Carlos de Almeida e Silva (em Bosque Fundo).