Capelas de Araçatiba e Ponta Negra homenageiam São Pedro pescador

Capelas de Araçatiba e Ponta Negra homenageiam São Pedro pescador

Com apoio da prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Turismo, as capelas de Araçatiba e Ponta Negra preparam uma série de atividades para homenagear o santo protetor dos pescadores, São Pedro, cujo dia no calendário religioso é tradicionalmente comemorado em 29 de junho. Missas, procissão e shows fazem parte da programação festiva que tem início na próxima sexta-feira, dia 28/06.

Em Araçatiba, a programação religiosa na capela, que já começou no último dia 20/06, segue até o dia 28/06, com a realização diária, às 19h30, das novenas com a participação de comunidades de outras capelas. No dia 28/06, sexta-feira, às 21h, será realizado show de forró com a banda “Tatudoemcasa”.

No sábado, dia 29/06, dia do santo, as homenagens têm início às 6h, com alvorada festiva e café da manhã partilhado. Às 18h, haverá procissão no entorno da capela e, às 19h, celebrada Missa Solene no interior da igreja. Às 20h30 será realizado show católico e, às 22h, show de forró com a banda Pimenta do Reino.

No domingo, dia 30/06, às 12h, será realizada uma feijoada especial com música ao vivo com a participação do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, com as apresentações de Jô Borges e Aldo Correa. Às 16h, será realizada a procissão de barcos enfeitados por devotos, saindo da Praça Pedro Caetano, em Itapeba, em direção à capela de São Pedro, em Araçatiba. O ritual será acompanhado pela Corporação Musical Tambores do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel e, encerrando a programação, às 17h, será celebrada Santa Missa no interior da capela de Araçatiba.

Capela de Ponta Negra

Já na capela de Ponta Negra, as novenas, iniciadas no dia 20/06, são realizadas às 19h até o dia 28/06. Às 21h30 será realizado o projeto da secretaria municipal de Turismo na Praça de Ponta Negra, com a participação dos cantores Ricardo Pop, Jô Borges e Aldo Correa.

No dia do santo padroeiro do bairro, 29/06, sábado, as festividades iniciam às 6h com alvorada seguida de café da manhã comunitário. Às 10h, será realizada a tradicional procissão das águas com a imagem de São Pedro percorrendo a lagoa. Às 12h, será servido almoço na cantina. Às 18h, será realizada a procissão com a imagem de São Pedro até a praia. Às 19h, haverá a celebração da palavra. Às 20h30, será a abertura da cantina com leilão e, às 22h, show com a banda Charada Carioca.

A importância de São Pedro para o catolicismo

São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.

Homem de origem humilde, ele é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, e, segundo a tradição católica, porteiro do reino dos céus. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.