Últimos dias para vacinação contra paralisia infantil em Maricá

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa no próximo sábado, dia 08/06

Até o momento, foram vacinadas 4.188 crianças

Faltam poucos dias, até a próxima sexta-feira ( 21/06), para o encerramento da campanha nacional de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil), destinada para crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Até o momento foram vacinadas em Maricá 4.188 crianças, 59,62% da meta prevista pelo Ministério da Saúde (7.025 crianças, ou 95% da população-alvo).

Até o fim da campanha, a vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde: PSF Barra, Guaratiba, Bambuí, Ubatiba, Espraiado, Mumbuca, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Bairro da Amizade, Chácara de Inoã, Inoã II, Santa Paula, Jardim Atlântico I e II, Recanto e os Postos de Saúde Ponta Negra, Central, São José, Inoã e Santa Rita. O objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

A coordenadora municipal de vacinação, Núbia Brum, ressalta a importância da campanha. “A adesão da população é fundamental para que a poliomielite continue erradicada do país”, explica. De acordo com a coordenadora, caso haja necessidade, outras vacinas poderão ser aplicadas se a criança ainda não as tiver recebido. “Por isso é fundamental a apresentação do cartão de vacina para que possamos mantê-lo atualizado”, acrescentou. Além da pólio, também serão oferecidas as vacinas DTP (difteria, tétano e coqueluche), tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus Influenzae b – HIB), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e hepatite B.

Vacinação contra gripe ultrapassou 100% da meta estabelecida
Também em Maricá, a 15ª campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) alcançou mais de 100% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. Foram vacinadas 24.984 pessoas dos grupos prioritários. Este ano, a estimativa era imunizar 18.500 mil pessoas.

A coordenadora municipal do Programa de Imunização, a enfermeira Núbia Brum, explica que as equipes das unidades de saúde aproveitam a realização da campanha contra paralisia infantil para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. “Se houver necessidade, outras vacinas poderão ser aplicadas, caso a criança ainda não tenha recebido. Por isso é fundamental a apresentação do cartão de vacina para que possamos mantê-lo sempre atualizado”, destaca.