Comunidade de Itaipuaçu participa de pré-conferência de Assistência Social

Comunidade de Itaipuaçu prestigia pré-conferência de Assistência Social

Moradores de Itaipuaçu prestigiaram, na última sexta-feira, dia 14/06, a pré-conferência de Assistência Social, realizada na Escola Municipal João Monteiro. Os participantes puderam conhecer as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social e escolher os membros da comunidade (delegados) que representarão o bairro na 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 2 de agosto, no Rotary Club de Maricá.

Esse foi o segundo de cinco encontros promovidos pela secretaria para a população discutir o tema da conferência, “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, e o que pode ser feito para aperfeiçoar os serviços de assistência social na cidade.

Dentre algumas das demandas apontadas pela comunidade de Itaipuaçu e que serão levadas para a 9ª Conferência Municipal estão a criação de mais um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro; a disponibilização de uma unidade do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social); a instalação de um posto de atendimento para dependentes químicos e familiares e a expansão dos cursos e das oficinas que já são oferecidas.

A secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, destacou a importância da comunidade em participar dos encontros. “Esse encontro é uma etapa muito importante para o exercício da cidadania. A população deve se organizar e apresentar os seus anseios e reivindicações, sempre voltados para o interesse coletivo na área de políticas públicas de Assistência Social”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nancy Soeiro, esclareceu os participantes sobre o papel desempenhado pela entidade na representação da sociedade junto ao governo. “Temos a finalidade de acompanhar o plano de ação, os projetos realizados pelo governo e fiscalizar a forma como o orçamento está sendo investido. Somos o representante do povo e por isso é importante conhecermos suas necessidades por meio desses encontros”, resumiu.

Michele Celeste Brivio, uma das delegadas escolhidas, é moradora do bairro e mãe de um aluno de cinco anos da Escola Municipal Mata Atlântica. Ela destacou que considera fundamental participar de encontros que possam oferecer melhorias para a comunidade. “Temos que conhecer o que já é feito em nosso bairro e apresentar os nossos desejos. Somente participando poderemos construir um país mais justo”, destacou a representante. Além de Michele, também foram escolhidos como delegados: Alessandro Leite, Ricardo da AMARI e Ubirajara Alcântara.

Ainda serão realizadas pré-conferências nos bairros Marine (dia 18/06, no CAIC Elomir Silva); em Inoã (dia 21/06, Escola Municipal Robson Mendonça Lou) e no Centro (dia 28/06, no CIEP 259 – Mª do Amparo). Os encontros são sempre no horário de 14h às16h.