Prefeitura realiza oficinas nas escolas com objetivo de implementar horta escolar

A secretaria de Educação iniciou nesta quinta-feira, dia 13/06, uma série de oficinas de compostagem nas unidades escolares, num projeto que tem como finalidade a criação de hortas escolares e a realização de atividades práticas de educação ambiental e alimentar. A primeira oficina foi realizada na Escola Municipal Guaratiba e contou com a participação dos alunos e profissionais da unidade – entre eles a diretora Joelma Rangel.

A promoção das oficinas é o primeiro passo para a implantação do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, fomentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília.

A Educadora Ambiental e coordenadora municipal do projeto, a Mariana Caruso, explica que em 2012 a secretaria municipal de Educação formou agentes multiplicadores em seis Escolas Municipais: Barra de Zacarias, Professor Darcy Ribeiro, Vereador Levy Carlos Ribeiro, Vereador Osdevaldo M. da Matta, Rita Sampaio Cartaxo e Retiro. O curso teve duração de 48 horas de aulas práticas e teóricas e contou com aulas de educação, meio ambiente e horta escolar, gastronomia e nutrição. Segundo ela, em 2013, os coordenadores voltarão a essas unidades escolares para auxiliar o processo de criação das hortas escolares.

A coordenadora acrescenta ainda que o primeiro passo para a construção da horta escolar é corrigir o solo com práticas agroecológicas. A compostagem é uma metodologia que consiste em utilizar o lixo orgânico como material de adubação do solo. “Até 60% do lixo que produzimos é orgânico. Quando utilizamos a compostagem, reduzimos o aporte de lixo enviado para aterros sanitários e ainda produzimos adubo de alta qualidade”, ressaltou. O próximo passo é fazer a limpeza dos canteiros, realizar a oficina de produção de mudas e decidir quais espécies de hortaliças serão plantadas.

As próximas escolas municipais que receberão as oficinas são a Vereador Levy Carlos Ribeiro, no dia 20/06, e E. M. Retiro, no dia 26/06.