Prefeitura de Maricá convoca população para a implantação do Complexo de Arte e Esportes

Reunião discute formas para mobilizar a população sobre a importância do Centro de Artes e Esportes Unificados

A Prefeitura de Maricá realizou na manhã desta quinta-feira, 13/06, na sede da secretaria municipal de Cultura, uma reunião para discutir formas de mobilizar a população sobre a importância do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que está sendo construído às margens da RJ-106 – km 28, no Bairro da Mumbuca.

Investimento do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com contrapartida da prefeitura, o complexo tem o objetivo de integrar num mesmo espaço físico diversos programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação de moradores para o mercado de trabalho e promoção de políticas de cidadania, prevenção à violência e inclusão digital. A previsão é que a obra seja concluída em setembro.

O encontro serviu para que o anúncio oficial da "Unidade Gestora Local" – um grupo formado por integrantes de diversas secretarias (Educação, Cultura, Esportes, Assuntos Federativos e Segurança Pública, entre outras), responsável por acompanhar a implantação do projeto na cidade. O coordenador da UGL, Perceu Silva, explicou a importância do grupo gestor. “Para garantirmos a implantação desse centro, temos que cumprir as exigências técnicas do Ministério da Cultura, que incluem o plano de gestão, capacitação e mobilização social, além da nossa participação em seminários lá em Brasília”, destacou o coordenador, acrescentando que 40% da obra já foi concluída. Durante a reunião, os participantes também assistiram a um vídeo sobre a experiência de outras cidades com a construção de CEU´s e sobre experiências internacionais semelhantes.

O secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, ressaltou a importância do envolvimento das comunidades no entorno do complexo. “É fundamental o engajamento, a conscientização popular e a mobilização social para incentivar a participação dos moradores. A população tem que ser ciente do que está sendo implantado naquele espaço e participar de todo o processo, para opinar sobre os serviços que serão oferecidos e para colaborarem na preservação do espaço”, salientou. Ainda segundo Sérgio, está prevista a realização de projetos em convênio com a Funarte (Fundação Nacional de Artes) para valorizar a cultura das comunidades e incentivar a perpetuação das tradições locais.

Já o secretário municipal de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, destacou que Maricá foi o primeiro município do Leste Fluminense a receber a ordem de início da Caixa Econômica Federal para a construção deste modelo de praça inserido no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 . “A ideia desse tipo de projeto foi implantada no primeiro governo Lula com o nome ‘Praça da Juventude’. Depois, passou a ser denominada ‘Praça do Esporte e da Cultura’ e agora se chamará ‘Centro de Artes e Esportes Unificados’. Em Maricá, o projeto passou por um ajuste para a readequação dos módulos no terreno, que tem o formato retangular”, detalhou.

Em Maricá, o ‘CEU’ terá uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), cineteatro, telecentro, biblioteca, duas salas multiuso, auditório, pistas de caminhada e de skate, quadra poliesportiva, além de equipamentos de ginástica e playground. O projeto está orçado em R$ 2,3 milhões (sendo R$ 2 milhões do governo federal e R$ 500 mil de contrapartida da prefeitura). Até 2014, a previsão do Governo Federal é inaugurar 360 CEUs nas 27 unidades da federação.