Educação preventiva e mobilização social no combate à Dengue

Secretaria de Saúde reforça as ações contra a dengue em Maricá

A partir desta quarta-feira, dia 12/06, a secretaria municipal de Saúde reforçará as ações contra a dengue em Maricá, desta vez focando na educação preventiva. As atividades incluirão palestras para alunos, capacitação dos profissionais de saúde e trabalho educativo em visitas domiciliares. O primeiro bairro beneficiado será o Boqueirão, no próprio dia 12, seguido por Ubatiba, no dia 18.

O coordenador do programa Educação e Saúde da secretaria municipal de Saúde, Gilson Luiz de Andrade, explica a importância desse trabalho. “Nosso foco é a mobilização social e o objetivo é reforçar junto à população a certeza de que o engajamento de cada morador é a receita mais eficaz no combate à doença”, explica, acrescentando que o trabalho educativo, como as visitas de conscientização, serão intercaladas com as visitas técnicas – em que os agentes de endemias visitam as casas para eliminação de focos e aplicação de vermicida. “A ideia é formar multiplicadores voluntários para que as informações e mesmo as ações se difundam espontaneamente entre os moradores”, completa o coordenador.

A ação no bairro Boqueirão começa às 09 horas da manhã e contará com a participação de representantes do governo do Estado. O ponto de encontro é a Escola Municipal Maurício Antunes, de onde os profissionais seguirão para as visitas às casas em áreas como o “Morro do Amor”. Os agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) e a equipe do Programa Educação em Saúde darão orientações aos moradores sobre formas de se evitar e combater a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, serão distribuídos panfletos educativos e toucas para caixas d´água – um dos locais mais comuns entre os criadouros do mosquito encontrados pelos agentes.

No dia 18/06, no Bairro Ubatiba, o trabalho também terá início às 9h com palestra para a comunidade escolar da Escola Municipal Benvindo Taques Horta. Às 14h, será realizada uma capacitação técnica com a equipe das unidades de Saúde da Família do bairro.

Já nos dias 25 e 26 de junho, a ação será realizada no Bairro Ponta Grossa. No dia 25, será realizada palestra na Escola Municipal Dirce Marinho Gomes destinada para alunos, professores e pessoal de apoio da unidade. E, às 14h, será a capacitação dos profissionais da unidade de saúde do bairro. Já no dia 26, as equipes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) e do Programa Educação em Saúde visitam as casas do bairro realizando um trabalho de conscientização junto aos moradores sobre a importância de monitoramento constante dos possíveis focos do mosquito.

O coordenador do programa Educação e Saúde ressalta ainda que, mesmo fora do quadro de epidemia da doença, Maricá e todas as cidades devem combater a doença o ano inteiro. “Para se evitar a proliferação do inseto, o trabalho tem que ser realizado durante 365 dias do ano. Por isso que a educação é tão importante”, declarou.

Fumacê
Nesta segunda-feira (10/06), o carro fumacê da prefeitura estará em Araçatiba (manhã) e Santa Paula (tarde). Na terça-feira (11/06), irá circular pelas ruas do Bairro São José (manhã) e Caju e Jacaroá (tarde). Na quarta-feira (12/06), o carro estará em Condado (manhã) e Marine (tarde). Na quinta-feira (13/06), o veículo percorrerá vias do bairro Parque de Inoã (manhã) e Parque Nanci (tarde). Já na sexta-feira, o inseticida de combate à dengue será aplicado nas ruas de Ubatiba (manhã) e no Marques (tarde).