Capelas de Cordeirinho e Espraiado homenageiam São João Batista

Capelas de bairro Cordeirinho e Espraiado homenageiam São João Batista

Com apoio da prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Turismo, as capelas de São João Batista do bairro Cordeirinho e Espraiado, ambas vinculadas à Paróquia Nossa Senhora do Amparo preparam uma série de atividades a partir do dia 15 de junho para homenagear um dos santos mais populares da tradição católica, São João Batista, cujo nascimento é tradicionalmente comemorado no dia 24 de junho.

Com 11 anos de fundação, a capela do Espraiado vai iniciar as homenagens religiosas a partir do dia 15/06, às 18h, com a celebração da Santa Missa e, às 19h, serão realizadas orações com a participação de comunidades de outras capelas. Essas novenas serão realizadas até o dia 23/06, sempre às 19h, no interior da capela. No dia 22/06, sábado, tem início a programação social, com a realização de quadrilha e shows locais e montagem de barraquinhas de comidas típicas. No dia 23/06, será realizado o louvor, com a apresentação de diversas bandas católicas e, no dia 24/06, as homenagens têm início às 6h, com alvorada festiva e café da manhã partilhado. Às 19h, haverá procissão no entorno da capela e celebrada Missa Solene. Encerrando a programação, será realizado um “festival de caldos”.

Fundada em 1998, a capela do Cordeirinho participa das homenagens com novenas diárias seguidas de palestras, do dia 15/06 ao dia 23/06, sempre às 19h. A partir da sexta-feira, dia 21/06, haverá ainda exposição das tradicionais barraquinhas caipiras. No sábado, dia 22/06, às 12h, será servido um almoço especial para arrecadar fundos para obras de melhorias do salão da capela. O prato será angu à baiana e será acompanhado com show ao vivo de MPB do canto Carlinho PC. A partir das 16h, serão realizadas diversas brincadeiras com as crianças e jovens da comunidade. Corrida de saco, pau de sebo e dança da cadeira estão entre as atrações. E, às 22h, será realizado o show com a banda Forró Brasil. No dia 23 de junho, domingo, às 20h, será realizado show de Luiz de Guaratiba, que vai apresentar o melhor da MPB e, às 21h, haverá a apresentação de dança de dez crianças da catequese. No dia 24 de junho, segunda-feira, a tradicional queima de fogos às 6h da manhã vai marcar as homenagens ao dia do santo padroeiro. Às 15h, no interior da capela, serão realizadas orações do Terço da Misericórdia com a Legião de Maria da comunidade. Dando prosseguimento à programação, às 18h, será realizada a tradicional procissão no entorno da capela e a Santa Missa, encerrando as festividades, às, 22h, com queima de fogos.

Segundo a Ministra de Eucaristia, responsável pela capela do Cordeirinho, Beatriz Machado, a festa costuma receber visitantes de outras capelas para a procissão, shows e momentos de oração.“É uma festa que já faz parte da tradição da cidade, idealizada pelo meu avô, Bernardo Machado, um dos responsáveis pela construção dessa capela”, destacou Beatriz, acrescentando que a homenagem a São João Batista surgiu por orientação do pároco da época (Manoel da Cruz) que considerou oportuno associar o nome do bairro à imagem do cordeirinho que acompanha o santo.

A importância de São João Batista para o catolicismo
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como a de um rapaz com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada do “Cordeiro de Deus”. João Batista batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no rio Jordão (que hoje faz a fronteira entre Israel, a Jordânia e a Cisjordânia), e introduziu o batismo nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo. João nasceu numa cidade do reino de Judá, era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (prima de Maria, mãe de Jesus).