Prefeitura promove 2ª Feira do Produtor e Artesanato de Maricá

Projeto de incentivo aos produtores e artesãos acontece nesta sexta-feira (07/06) e sábado (08) na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro

A prefeitura realiza amanhã (07/06) e sábado (08) a 2ª Feira do Produtor e Artesanato de Maricá, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O projeto de incentivo aos produtores e artesãos locais é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária. A feira, promovida pela primeira vez no aniversário de 199 anos da cidade, há pouco mais de uma semana, foi aprovada pela população e passa a fazer parte do calendário de eventos da prefeitura.

Todas as sextas e sábados, das 9h às 17h, o projeto será realizado na Praça Conselheiro Macedo Soares. A população poderá comprar produtos da cidade e totalmente orgânicos (sem agrotóxico) como aipim, abóbora, rúcula, manjericão, laranja, maracujá, banana, limão, além de mel, queijo de cabra, linguiça caseira, ovos caipiras e doces em compota (laranja da terra, goiaba e gengibre em conserva). Nas barracas também serão expostas peças de artesanato e esculturas, entre outros produtos.

Segundo o secretário municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária, Rubem Pereira, o objetivo é aumentar o números de expositores a cada semana, convocando novos agricultores locais a comercializarem seus produtos. “A ideia é apresentar para a população os produtos da terra de Maricá e garantir o aumento da renda dessas famílias”, declarou o secretário.

A feira também conta com o apoio da secretaria municipal de Ações para Idosos. Durante o evento, os participantes da Casa da 1ª a 3ª Idade irão fazer apresentações de dança cigana e a, partir das 12h (nos dois dias), o músico Edy Baiano anima a feira com música ao vivo.

Caminhão do Peixe

Outra novidade para os moradores de Maricá é a volta do projeto Caminhão do Peixe. Nesta sexta-feira e sábado, o veículo frigorífico-feira ficará estacionado ao lado da Praça Conselheiro Macedo Soares e irá vender o pescado por preço abaixo do valor de mercado. Serão comercializados cerca de 100 kg de peixes, entre sardinha, tanhota, pargo, bagre e filé de peixe. O serviço vai funcionar das 9h às 17h.

O secretário Rubem Pereira destaca que o objetivo deste projeto é incentivar a pesca no município. “O pescador tem a garantia de venda do produto porque compramos direto, sem intermediários. Além disso, a gente consegue oferecer um produto cerca de 25% mais barato ao consumidor”, ressalta o secretário.