Maricá comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos interagem durante as atividades do Dia do Meio Ambiente

Estudantes, professores e o público em geral participaram ontem (05/06) em Maricá de várias atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estandes foram montados pela secretaria municipal de Educação, na Praça Orlando de Barros Pimentel, e o tema deste ano foi "Sustentabilidade Hídrica”. Além da apresentação de trabalhos da secretaria, fizeram parte da programação o Projeto Portinari, que expõe até sexta-feira telas do pintor na Casa Digital sobre a natureza brasileira, com a supervisão de professores voluntários, trabalhos do artesão Luiz Antônio, e um Laboratório Móvel da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), com a representação em pequena escala de uma estação de tratamento de água (ETA).

Microscópios mostrando microorganismos presentes na água atraíram a curiosidade dos visitantes. Jogos didáticos elaborados pelo superintendente de Ambiente da Secretaria de Educação, professor Marcos Lacerda, que incluem ecossistemas como as bacias hidrográficas e o sistema lagunar, também prenderam a atenção dos visitantes. “O kit foi elaborado na intenção de ajudar os estudantes a conhecerem melhor a ecologia do município. Vejo o interesse dos alunos aumentar quanto mais práticas e lúdicas são as aulas ”, declarou.

Mini-estação

Outra atração foi a mini estação de tratamento de água confeccionada com garrafas pet por alunos do 6º ano do CAIC Elomir Silva, de São José do Imbassaí. A estudante Bianca Alves, 11 anos, foi responsável, juntamente com a sua turma, pela confecção de uma aquaterrário com peixe, apresentado na exposição, e apresentadora do projeto da mini estação de água. “Quero ser bióloga. Gosto da natureza, de aprender sobre os ecossistemas e os processos naturais. Para esta mini estação, fizemos cinco estágios de tratamento, com sulfato de alumínio, cloro, areia, carvão e pedra, em uma sequência onde a água entra poluída e sai completamente limpa”, comentou, entusismada.

A professora Eliane Alcântara, coordenadora de Educação Ambiental do CAIC Elomir Silva, garante que Bianca é uma de suas melhores alunas. “Acredito que será uma profissional competente, pois é muito dedicada. Além da grade regular, ainda faz atividades extra-classe em Ciências e Saúde”, contou.

As estudantes do 1º ano do Ensino Normal do C.E. Elisiário Matta, Tainá de Barros, Mariana Fialxi Macedo e Cynthia Nascimento, foram à exposição para aprender mais sobre o assunto. “É importante aprender os processos pedagógicos para transmitir aos alunos”, disseram.

Portinari

O Projeto Portinari (cuja mostra encerra sexta-feira, 07/06, na Casa Digital), marcou presença com um estande no Dia do Meio Ambiente, com professores do município acompanhando a visitação e oficinas de desenho dos seus alunos. João Victor Santos, 10 anos, aluno do 5º ano da E.M. Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, confessou que visita pouco as exposições. “Essa é uma oportunidade para participar e aprender mais”, disse.