Bolsa Família inicia acompanhamento da saúde de beneficiários

Bolsa Família inicia acompanhamento da saúde dos beneficiados

Começa no próximo sábado, dia 08/06, nas unidades da rede municipal de saúde de Maricá a fase de acompanhamento do estado de saúde dos beneficiados pelo programa Bolsa Família – uma das condicionalidades impostas pelo Governo Federal para a concessão do benefício. Os beneficiários devem procurar as unidades de saúde até o dia 21 de junho.

Segundo a coordenadora da área técnica de alimentação e nutrição da secretaria municipal de Saúde, a nutricionista Elisa Simas Moraes, esse monitoramento coincide propositadamente com a campanha de vacinação, devido ao grande número de pessoas que vão aos postos. Além disso, no dia 22 de junho, das 9 às 16h, também será realizada uma ação na Escola Municipal Lucio Tomé Guerra Feteira, em Cordeirinho, integrada ao evento de erradicação do sub-registro, da secretaria de Assistência Social.

No processo de avaliação da saúde dos beneficiários do Bolsa Família são verificados dados sobre o cartão de vacinação e conferidos o peso e as medidas das crianças de até sete anos de idade. As mulheres beneficiadas pelo programa em idade reprodutiva, entre 14 e 44 anos, também devem comparecer para pesagem e medição, sendo que as gestantes terão atendimento específico, que inclui orientações e incentivo para realização do pré-natal.

A coordenadora explica que, além do acompanhamento, é realizado também um trabalho educativo relacionado à educação alimentar. “Temos um olhar de vigilância nutricional e promoção da saúde. Ao examinarmos beneficiários com baixo peso ou obesidade, orientamos com dicas alimentares e fornecemos, quando necessário, encaminhamento para consultas médicas”, destacou a nutricionista.

De acordo com a coordenação do programa federal em Maricá, o acompanhamento ocorre duas vezes por ano e é considerado essencial para o funcionamento do programa, porque mantém atualizadas as informações de cada beneficiário. Caso o acompanhamento não seja feito o benefício pode ser bloqueado ou cancelado. Quem descumprir as regras de saúde ou de educação (frequência escolar mínima de 85% para alunos entre seis e 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17) por cinco vezes consecutivas tem o benefício cancelado.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A iniciativa tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.