Símbolos da Jornada da Juventude chegarão sábado a Maricá

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora serão carregados pelos jovens de Itaipuaçu ao Centro

A prefeitura de Maricá começa nesta semana a preparação para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na Semana Cheia de Graça, que começou ontem (27/05) e vai até domingo (02/06), acontecerão missas, shows, vigílias e procissões. O ponto alto será no sábado, quando jovens da cidade sairão em peregrinação com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora pelas ruas de Itaipuaçu, São José do Imbassaí e Centro.

Pela programação da secretaria municipal de Assuntos Religiosos, os símbolos serão recepcionados em Rio do Ouro, às 9h, no sábado, e ficarão até 11h30 na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaipuaçu. De lá, seguem para a paróquia de São José, em São José do Imbassaí. Na parte da tarde, a concentração da carreata será em Ponta Grossa, a partir das 16h, com previsão de chegada ao Centro da cidade às 17h30. O esquema de trânsito com o fechamento de ruas para a passagem dos símbolos ainda está sendo finalizado pela secretaria municipal de Transportes.

Enquanto os jovens estiverem em peregrinação com os símbolos de Ponta Grossa até o Centro, o público presente na Praça Orlando de Barros Pimentel, na região central, poderá aproveitar o show gratuito de Bruno Malaquias – Comunidade Santos Anjos que começa às 16h30. Após a chegada dos ícones, será celebrada uma missa na praça às 18h. Logo em seguida, às 21h30, acontece o show da Banda Dominus.

O subsecretário municipal de Assuntos Religiosos, Maurício Vargas, explica que a Cruz (feita em madeira com 3,80m de altura) pode ser desmontada e transportada em carros até os locais onde acontecerão as peregrinações. “A passagem dos símbolos em Maricá é a preparação espiritual para o grande evento que acontece em julho no Rio”, declarou o subsecretário, acrescentando que são esperados na cidade cerca de dois mil jovens de todo o mundo, durante a Semana Missionária que antecede a JMJ.

O objetivo desta integração entre os jovens de todo o mundo é possibilitar a troca de experiências, o enriquecimento da fé e intercâmbio cultural. A peregrinação dos ícones começou em setembro de 2011, em São Paulo, passou por todo Brasil e chegou ao estado do Rio no dia 21 de abril. Maricá será a última cidade da Arquidiocese de Niterói e receber a peregrinação dos ícones. Em seguida, os símbolos seguem para a Diocese de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A Jornada Mundial da Juventude acontece no Rio de 23 a 28 de julho e marca o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, eleito em março deste ano pela Igreja Católica.