Prefeitura de Maricá inaugura uma nova creche para comunidade de Inoã

Prefeitura inaugura nesta sexa-feira (24.05) creche de Bosque Fundo

Nesta sexta feira (24/05), às 10h, a Prefeitura de Maricá entrega a nova creche municipal professor José Carlos de Almeida e Silva, em Bosque Fundo, Inoã. Fruto do programa do governo federal Pró-Infância, que viabiliza verbas para a construção de creches públicas, a unidade vai beneficiar 260 crianças, de dois a cinco anos. A unidade é uma das três creches de Educação Infantil implantadas com recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): a creche de Marinelândia (Cordeirinho) já está em funcionamento desde a semana passada e a de Itaipuaçu em fase final de construção.

Com a área total construída de 1.118 m², o projeto é igual ao implantado na unidade de Marilândia e conta com oito amplas salas de aula (seis salas de creche e duas de pré-escola), um laboratório de informática completo, sala de leitura, sala de professores e da diretoria, salas de recursos audiovisuais, almoxarifado, refeitório e banheiros, além de anfiteatro em espaço coberto, em blocos separados por módulos, playground e espaço verde. O custo total da obra foi de R$ 1,67 milhão, com a contrapartida da prefeitura em torno de R$ 444 mil, e engloba não só a parte civil como todos os equipamentos. Os valores obedeceram à tabela de custos estabelecidos pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ).

Segundo a diretora da unidade Kátia Cruz, antes mesmo da inauguração a creche já está com a capacidade máxima. “Já matriculamos 260 crianças em tempo parcial. A comunidade está muito ansiosa para ver a unidade funcionando”, afirmou Cátia, que há mais de 14 anos trabalha na área de Bosque Fundo, sendo, inclusive, ex-diretora adjunta da Escola Municipal Darcy Ribeiro, próxima à creche. A unidade que inicia as atividades a partir da segunda-feira, dia 02/05, vai funcionar com oito turmas pela manhã e oito no turno da tarde.

A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, destaca que a creche é mais uma conquista das famílias de Maricá. “Estou feliz com a inauguração porque a unidade vai garantir aos pais segurança no acolhimento às crianças”, destaca. Ao todo, desde 2009 o município de Maricá já entregou oito creches, lembrando que a rede municipal atende crianças na faixa etária de creche (dois e três anos) nas demais unidades escolares.

Homenagem

A unidade presta uma homenagem ao professor José Carlos de Almeida e Silva, falecido em dezembro passado. Referência e protagonista da história da Educação do município, José Carlos – que era também encenador, poeta, dramaturgo e ator – foi professor de várias gerações de maricaenses e secretário municipal de Educação, tendo sido também diretor de escolas da rede estadual. Além de educador, José Carlos foi homem de teatro, fundando, na Escola Estadual Dr. João Gomes de Matos Sobrinho, o grupo “DJOTA com amigos!!”. Em mais de três décadas de palco conquistou com o grupo mais de 30 prêmios, sempre divulgando o nome de Maricá.