Maricá firma compromisso com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Prefeitura de Maricá, por intermédio da secretaria municipal de Direitos Humanos, recebeu, na última terça-feira (21/05), uma delegação da Secretaria-Geral da Presidência da República para tratar da execução da Agenda de compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento de Milênio (ODM), pacto entre o governo federal e os municípios para a execução de ações que possam melhorar a vida da população, sob o foco dos Objetivos do Milênio. Maricá será o primeiro município do estado a aderir ao documento.

Como incentivo e valorização do trabalho realizado junto com a ODM, o governo federal, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da Republica, criou o Prêmio ODM Brasil, que será divulgado no dia 18 de julho sua 5ª edição. O município ou quem mais aderir à agenda e cumprir as metas da ODM estará participando.

A ODM tem como metas eliminar a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade para todos, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Essas metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de tornar o mundo melhor e mais justo até 2015.