Agentes da Defesa Civil e Guardas Municipais participam de curso

A atleta maricaense fatura medalha de ouro na competição.

Um grupo de 11 servidores da prefeitura de Maricá (6 agentes da Defesa Civil e 5 guardas municipais) participou, no último fim de semana, do 7º Curso de Sobrevivência em Ambiente Natural e Hostil (CSANH), na cidade de Silva Jardim. O treinamento prepara os agentes para agir em desastres naturais. O curso foi organizado pela Organização Nacional Interdisciplinar de Defesa Civil (Onidec).

O objetivo foi capacitar os participantes para situações extremas ou adversas no pós-desastre de aeronaves e/ou embarcações, assim como praticantes de esportes de aventuras, biólogos e outros profissionais que atuam em ambiente hostil em geral, no caso de eventuais acidentes. O treinamento também contou com atividades de resistência à hipotermia (os alunos ficaram duas horas dentro de um rio com água fria até o pescoço), instruções sobre primeiros socorros, improvisação de imobilização, transporte de feridos, obtenção de fogo e confecção de abrigos.

Segundo o superintendente da Defesa Civil do município, Fábio Sérgio da Silva, o curso teve carga horária de 56 horas e os alunos serão certificados em uma cerimônia a ser realizada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense.

No total, o treinamento contou com 43 pessoas dos municípios de Maricá, Silva Jardim e São Gonçalo, além de alunos da Faculdade de Enfermagem da Uerj.