Maricá empossa primeiro Conselho da Cidade instalado no estado do Rio

O prefeito Washington Quaquá deu posse nesta segunda-feira (20/5), no Paço Municipal, aos quinze integrantes do Conselho Municipal da Cidade de Maricá (ConCidade), eleitos durante a etapa local da 5ª Conferência Nacional das Cidades, ocorrida no último sábado (18/05). O conselho, primeiro a ser instalado no estado do Rio, é composto por integrantes do governo municipal, do Poder Legislativo e membros da sociedade civil representados por organismos como associações de moradores.

Ao lado do prefeito, o secretário municipal de Direitos Humanos Miguel Moraes resumiu algumas das propostas feitas para a cidade.  Quaquá sugeriu a realização de reuniões mensais do conselho para que sejam debatidos projetos de interesse de Maricá.  Citou, por exemplo, a dragagem do canal da costa, em Itaipuaçu, como um dos temas que precisam ser discutidos nesses encontros. “Temos muita coisa prestes a acontecer e que precisa ser bem debatida”, afirmou o prefeito. “Com a lei dos portos, aprovada semana passada, o porto que tentamos de  Jaconé poderá ter, além, da movimentação do petróleo, reparos de embarcações e até construção de navios de guerra da Marinha brasileira”, acrescentou. “Há também o a questão da alteração do uso do solo para criação de uma área industrial. Maricá tem uma expectativa de crescimento cada vez maior e é preciso avaliar os próximos projetos cuidadosamente”, complementou Quaquá.

Alguns conselheiros também falaram durante o encontro, lembrando do clima produtivo e objetivo da conferência em prol do desenvolvimento da cidade. O decreto que dá posse aos conselheiros deverá ser publicado na edição desta quarta-feira (22/05) do Jornal Oficial de Maricá (JOM). A próxima reunião está marcada para quinta-feira (23/05), às 15h.

Quaquá ressalta crescimento inexorável na abertura da conferência

No sábado, o prefeito Washington Quaquá abriu a conferência para 200 pessoas, que lotaram uma das salas do Ciep 259, no Centro. O prefeito lembrou  que o processo de crescimento de Maricá é brutal e inexorável e daí a importância de a sociedade civil se reunir a fim de debater alternativas no sentido de evitar, no futuro, a desordem urbana. O homenageado da conferência e do conselho foi o líder comunitário Antônio Sérgio Carneiro, que faleceu no fim de 2012 quando exercia o cargo de presidente da Associação de Moradores do Loteamento Dom Felipe.

“Maricá tem hoje mais de 130 mil habitantes, daqui a 10 anos, seremos 500 mil. Mas para que esse aumento não estoure nas beiras dos rios e das lagoas, precisamos planejar a habitação”, disse, acrescentando que a cidade é a primeira do Estado a zerar o déficit habitacional: “Segundo estudos feitos, o déficit do município é de 1.800 casas, mas nós vamos entregar, através do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, 2.996 unidades”, afirmou o prefeito.

Quaquá salientou ainda a necessidade de se investir em um sistema de saúde nos moldes de Cuba (onde esteve no fim do ano passado), com foco no atendimento preventivo, e “não num sistema de doença, como vemos hoje no Brasil”, disse.  “Isso implica desenvolvimento sustentável, aplicando verbas em saneamento, em educação, e em transporte digno e de qualidade, como os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), por exemplo”, frisou.

Numa parceria com a Prefeitura de Niterói, existe projeto para ligar o bairro de Charitas ao Porto de Jaconé com uso do VLT. “É elétrico e não polui. Em cidades onde as empresas de ônibus não mandam, tem VLT”, disse. Para o prefeito, o município vive hoje um momento de transição, momento do fim da mediocridade que transformou Maricá numa cidade pequena. “Por isso, encontros como esse são de extrema importância para discutirmos soluções, ouvir ideias e compartilhar pensamentos. E eu me sinto muito satisfeito por ter vocês para me ajudar a construir nossa cidade”, finalizou.

Palestrantes – Compondo a mesa juntamente com o prefeito, o secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, o secretário municipal de Direitos Humanos, Miguel Moraes e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Maricá, Eduardo Silva. Com o início dos debates, também fizeram uso da palavra a coordenadora municipal do "Programa Minha Casa, Minha Vida", Lene Oliveira, um representante do Fórum de Mobilidade Urbana, Vagner Oliveira, o secretário municipal de transporte, Leandro Costa, o professor Adacto Otoni, do Crea-RJ, e a assessora especial do prefeito, Luciana Andrade. A primeira-dama do município, Rosângela Zeidan, também esteve no Ciep para desejar aos participantes “um bom desempenho, bom trabalho”, e se colocar à disposição de todos. “Pode contar com a gente sempre que precisar.”

Veja aqui a relação dos membros do Conselho da Cidade.