Cineclube Henfil homenageia Antônio Callado na semana do aniversário de Maricá

As sessões são sempre às quartas-feiras, às 19 horas, na Casa de Cultura de Maricá

Na semana de comemoração do aniversário da cidade, o Cineclube Henfil presta uma homenagem a um dos mais importantes nomes da literatura nacional e visitante ilustre de Maricá, Antônio Callado, com a exibição, no dia 22/05, do documentário “A Paixão segundo Callado”. O cineclube, uma realização da secretaria municipal de Cultura, funciona na Casa de Cultura e as sessões são sempre às quartas-feiras, às 19h. A casa fica na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Sob a direção de José Joffily, o documentário, de 52 minutos, relembra a trajetória do jornalista e escritor, falecido em 1997. Inclui a participação como correspondente durante a II Guerra Mundial e no Vietnã do Norte em luta contra os EUA, as viagens ao Xingu dos índios Uialapiti e Kamaiurá e ao Nordeste das Ligas Camponesas. Detalha sua obra, dedicada à descoberta do Brasil e a denunciar injustiças contra índios, negros, camponeses e mulheres. O filme mescla depoimentos de amigos e conhecedores do universo literário do escritor com sequências de imagens que levam o espectador ao rico imaginário de sua literatura. A obra jornalística e literária de Callado – o documentário contém depoimentos de Carlos Heitor Cony, Fernanda Montenegro, Moacyr Werneck de Castro, Frei Betto, Ferreira Gullar, João Ubaldo, Villas Bôas Corrêa, entre outros – permanece como uma incursão ao Brasil real e ao desejo daquilo que o país ainda pode ser.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, a secretaria aproveita a proximidade com o aniversário do município, comemorado no dia 26/05, para propor homenagear Callado que visitava frequentemente Maricá. Com Maysa, João Saldanha e Darcy Ribeiro, Callado integra a escultura instalada na área de convivência do Canal da Cidade, no Centro, próximo à sede da Prefeitura.

Cineclube Henfil
Como as vagas são limitadas por sessão (40 lugares), a secretaria distribui senhas 30 minutos antes da exibição do filme. Informações pelo telefone 3731-1432 ou pelo e-mail cineclubehenfilmarica@gmail.com.

Já próxima semana, dia 29/05, encerrando a programação do mês de maio, será a vez da exibição do filme brasileiro “Xica da Silva”, de 1976.