Zeca Pagodinho, Aline Barros, Davi Sacer e Sinfônica Ambulante na festa de 199 anos de Maricá

0
7277
Zeca Pagodinho se apresenta no dia do aniversário da cidade, domingo, dia 26/05, às 22h - Foto: Guto Costa

Nomes de referência na música brasileira, Zeca Pagodinho, Aline Barros, Davi Sacer e Sinfônica Ambulante são os anfitriões da tradicional festa organizada pela prefeitura de Maricá em homenagem aos 199 anos de emancipação político-administrativa do município. As comemorações começam na sexta-feira, dia 24/05, a partir das 7h, e se estendem até o domingo, dia 26/05, com diversas atividades realizadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Na sexta-feira, dia 24/05, as festividades têm início às 7h com o lançamento da feira do agricultor e do artesanato na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O evento segue até às 14h. O objetivo da feira é expor e comercializar os produtos produzidos em Maricá. Um pouco mais tarde, às 20h, em homenagem ao Dia Municipal do Evangélico, comemorado no dia 25/05, será realizado o show do cantor, compositor e multi-instrumentista Davi Sacer, ex-vocalista dos grupos Toque no Altar (2003) e Trazendo a Arca (2007) e um dos maiores expoentes da música gospel nacional.

Já no sábado, dia 25/05, Dia Municipal do Evangélico, as atrações, realizadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel são direcionadas ao público gospel. Às 14h, haverá o festival gospel de músicas e artes, possibilitando a apresentação dos cantores locais mostrarem seu talento. Às 19h será o lançamento do Projeto Canto de todos os Cantos e, às 20h, será a vez da apresentação da cantora, compositora, apresentadora e empresária Aline Barros, considerada a maior referência da música gospel brasileira. Ao longo de seus 21 anos de carreira, Aline Barros é ganhadora de 11 Troféus Talento, um Dove Awards, um Troféu Promessas, um Brazilian International Press Award e cinco Grammys Latinos, sendo, inclusive, a primeira cantora evangélica do Brasil a conquistar o Grammy Latino em 2004.

Missa, ato cívico e atividades gratuitas na Praça
 
No domingo, dia 26/05, dia de aniversário de 199 anos de emancipação político-administrativa de Maricá, a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada festiva comandada por integrantes da banda de tambores do C.E.M Joana Benedicta Rangel desfilando pelas principais vias do Centro no Trem Bão. Em seguida, às 7h, será celebrada Missa em Ação de Graças, ministrada pelo pároco Marcos Calixto, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

Dando prosseguimento, às 8h30, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, será realizado um ato cívico com o hasteamento das bandeiras e cântico dos hinos. O municipal será interpretado pelo Grupo Musical Alegria de Viver da Casa da 1ª a 3ª Idade; e o nacional pela cantora Dalva Alves acompanhada de Dalbert no violino e Pedro no violoncelo.

Além disso, às 9h será a abertura da exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente” na Casa Digital e oficinas de artes no Atelier Portinari, numa das tendas montadas na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel.

Das 09h30 às 13h, a prefeitura fará uma série de ações envolvendo suas secretarias para que, além da música, outras expressões culturais e a cidadania marquem presença. Serão montadas tendas ao redor da Casa de Cultura, no Centro, que disponibilizarão informações, orientações e serviço, como, por exemplo, a Caravana do Trabalho fornecendo a emissão de carteiras de trabalho, balcão de empregos, divulgação dos serviços disponibilizados pelo Sine (Serviço Nacional de Emprego), cursos de qualificação, oficinas de empreendedorismo (aula de artesanato) e orientação na questão trabalhista. Além desses serviços, na tenda da secretaria de Trabalho os interessados poderão cuidar da beleza, com manicure e cabeleireiro grátis. Outro serviço fundamental que será oferecido são informações sobre o Microcrédito Produtivo Orientado, que auxilia o pequeno empreendedor.

Também haverá distribuição de preservativos e de folders sobre prevenção contra as DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), enquete sobre a Lei Maria da Penha, corte de cabelo, distribuição de bolas infláveis, pintura artísticas nas crianças, roda de capoeira, dentre algumas ações promovidas pela secretaria de Direitos Humanos. Na tenda da secretaria municipal de Cultura, o público terá acesso a mostra de vídeos e de músicas, trabalhos realizados pela equipe da secretaria e o arrastão da cultura. No espaço destinado a secretaria de Educação, as escolas municipais vão apresentar diversos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano escolar.

Ao mesmo tempo, no palco montado na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, serão apresentadas atividades educativas e culturais das escolas municipais e da secretaria de Ações para Idosos, como apresentação de percussão da Escola Municipal Darcy Ribeiro, atividades circenses da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, teatro com o Grupo Sem Sentido da Escola Municipal Marcus Vinícius Santana e dança criativa da secretaria de Ações para Idosos, dentre outras.

Durante todo o evento, das 9h às 17h, as crianças poderão se divertir nos brinquedos gratuitos distribuídos pela praça e sob a coordenação da secretaria municipal de Esportes, que também será responsável pela apresentação de capoeira, judô e exposição de tapeçaria. Já no campo do Esporte Clube Maricá serão realizadas as finais do 1º e 2º quadro da Taça Cidade de Maricá de Futebol, a partir das 12h30.

Às 12h30, haverá a apresentação da Banda Sinfônica Ambulante que promete incendiar o público com um repertório que vai desde marchinhas até o rock and roll, passando por outros ritmos, como funk, forró, maracatu e até jazz. A banda se apresentou na cidade no Dia do Trabalhador e arrancou elogios do maricaense.

Já sucesso na cidade, será realizada a “Feijoada da Grande Rio em Maricá”. A partir das 13h30, os bares, restaurantes e ambulantes credenciados no entorno da Praça Orlando de Barros Pimentel servirão o tradicional prato brasileiro, acompanhado de apresentações de rodas de samba.

Às 17h, haverá uma edição especial do projeto da secretaria de Turismo que encanta moradores da cidade, o Samba di Boteco, com apresentação do sambista e compositor Claudinho Guimarães. Às 21h, será a apresentação da Escola de Samba Grande Rio. Ritmistas e passistas irão apresentar sambas-enredo consagrados da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e de outras agremiações do Carnaval carioca. Em 2014, a escola da Baixada Fluminense vai contar na “avenida” os 200 anos de história de Maricá.

E, encerrando a programação, às 22h, a prefeitura oferece o show de um dos artistas de maior destaque da música popular brasileira nos últimos anos, Zeca Pagodinho, acompanhamento da banda Muleke, que está com o artista desde o início de sua carreira. O repertório inclui canções do último CD "Vida da Minha Vida", além de sambas que não poderiam ficar de fora como, “Verdade”, “Deixa a Vida me Levar”, “Samba pras Moças” e “Coração em Desalinho”. Todas essas atrações serão na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Confira a programação completa com as ações das secretarias.