Forum contra dependência química mostra ampliação de atendimentos

0
629

A Subsecretaria Municipal de Prevenção e Combate à Dependência Química promoveu, nesta segunda-feira (13/05), na Casa Digital, mais uma edição do Fórum Permanente , destinado a discutir políticas públicas do setor.  Além de apresentar os projetos em atividade, o subsecretário Allan Christi exibiu o quadro atual de atendimento do setor, e que mostra não só um panorama do problema das drogas no município, como o esforço da própria Prefeitura no desafio de enfrenta-lo. Segundo Christi, a cidade tem hoje 260 usuários atendidos, dos quais 125 são considerados casos ‘ativos’ (casos ainda em atendimento). Além disso, há  60 casos regulares (atendimento semanal, quinzenal ou mensal) e 30 grupos familiares, com um crescimento extraordinário da demanda – espontânea, emergencial e de urgência (avaliação e atendimento clínico). 

O problema é exposto em números: o número de atendimentos feitos pela subsecretaria comprova que as ações são mais do que necessárias:  enquanto em fevereiro foram registrados 24, em março e abril houve um salto, 111 no primeiro e 290 atendimentos no segundo.

Para atender à expansão desse aumento da procura do serviço, novos técnicos (psicólogos e assistentes sociais) estão sendo admitidos por meio de processo seletivo , no município. A família também é tratada juntamente com o usuário (grupos familiares). No caso de menores envolvidos com drogas e que estejam em situação de risco, entram órgãos como o CREAS, Conselho Tutelar e CMDCA.

Atividades

O Fórum também discutiu as atividades de apoio ao combate à dependência atualmente em curso. De acordo com a subsecretaria, a quantidade de palestras em escolas está sendo ampliada: contra 20 escolas beneficiadas em 2012, este ano a intenção da subsecretaria é a de atender as 49 unidades da rede. Ações sociais como o Dia Nacional da Luta contra o Álcool, Ação Social em Itaipuaçu (realizada em 27/04) e ações promovidas por associações de bairro como a Associação de Moradores de Inoã, também fizeram parte desse esforço. A subsecretaria igualmente confirmou que o banco de dados com informações do atendimento aos usuários e dados das instituições de recuperação atuantes no município está sendo atualizado.  Outras atividades importantes complementam o esforço, como os cursos e oficinas de geração de renda (tapeçaria e jardinagem).  A criação do Conselho Municipal de Prevenção às Drogas (Comad), já tem projeto de lei, de autoria do ex-vereador Jorge Castor, está sendo revisto para ser apresentado à Câmara Municipal. 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, além da proposta de criação do COMAD, existe uma lei municipal que sustenta a realização de palestras em escolas públicas sobre prevenção às drogas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “A lei abrange as escolas municipais. Em relação às estaduais, federais e particulares, podemos oferecer o serviço, que exige pessoal técnico qualificado. A prevenção é a melhor forma de combate”, disse.

Allan Christi concluiu dizendo que toda política pública desenvolvida pelo setor, busca a participação das comunidades, para um maior esclarecimento sobre a importância do papel que elas têm no processo. “A luta contra o abuso do álcool e das drogas é um tema delicado e complexo, pois o usuário é uma pessoa doente, que precisa ser tratada. Sem a interação  entre governo e sociedade civil, se torna mais difícil a prevenção e o combate”.