Cinegrafista da secretaria de Cultura ganha prêmio em festival

A secretaria municipal de Cultura está em clima de comemoração, depois que cinegrafista Lula Araújo recebeu o prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema de Anápolis 2013, em Goiás, pelo seu trabalho no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, com Camila Pitanga, Gustavo Machado e José Carlos Machado. A película foi premiada também nas categorias melhor atriz, ator coadjuvante e direção, assinada por Beto Brant e Renato Ciasca.

Carioca de nascença, mas há 40 anos cidadão maricaense da praia da Barra, Lula é diretor de fotografia no projeto de implantação da Escola de Cinema e Televisão de Maricá e faz parte da equipe da secretaria desde fevereiro deste ano, quando aceitou o convite do secretário Sérgio Mesquita para trabalhar no projeto.

“Estamos felizes com o prêmio para um dos integrantes da equipe. Lula merece por seu profissionalismo de mais de 40 anos trabalhando em empresas como Globo, Manchete e outras. Encontramos em seu currículo obras como Pantanal, Xingu e muito mais. Televisão e cinema não são mistérios para ele”, disse o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita.

Lula, por sua vez, diz se sentir honrado por receber o prêmio e, igualmente, poder contribuir com a Cultura da cidade: “O pensamos em fazer é melhorar a autoestima da população jovem do município, por meio de intercâmbios com a UFF e com a Escola de Cinema de Cuba, buscando, assim, uma integração social e aperfeiçoamento técnico numa área que cresce muito no Brasil”, afirma. O cinegrafista já havia recebido o mesmo prêmio com o filme de Brant e Ciasca no Festival de Huelva 2010, na Espanha.