Prefeitura de Maricá vacina gado contra febre aftosa

Prefeitura vai vacinar gratuitamente cerca de 2 mil animais de pequenos produtores

Campanha acontece de 7 a 30 de maio no município e a estimativa é imunizar 2 mil animais

A prefeitura de Maricá inicia amanhã (07/05) a primeira fase da vacinação contra a febre aftosa. A secretaria municipal de Pesca, Aquicultura, Agricultura e Pecuária vai conceder gratuitamente 2 mil vacinas para produtores com rebanhos de até 50 animais. Serão imunizados bois, vacas e búfalos até o dia 30 de maio, quando expira o prazo de vacinação. A segunda dose da vacina será aplicada em novembro.

Para conscientizar e orientar os pecuaristas sobre a campanha, a secretaria promove na segunda-feira (06), às 14h, uma palestra sobre os riscos da doença e sobre a importância de imunizar obrigatoriamente os animais. A coordenadora de Defesa Sanitária Animal da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, Valéria Teixeira, vai abordar o assunto com os produtores da cidade. O evento é gratuito e acontece na sede da secretaria (Estrada de Ubatiba s/nº).

As doses foram adquiridas pelo município e serão aplicadas por veterinários da prefeitura nas propriedades dos criadores. O secretário municipal Rubem Pereira alerta os produtores sobre os prejuízos em ter o rebanho contaminado pela doença. “Neste caso, a propriedade é interditada, fica proibida a comercialização dos produtos e o animal pode ser sacrificado”, explica Rubem, acrescentando que vai aproveitar o período da campanha para vacinar bois, vacas, búfalos e cavalos também contra a raiva.

A febre aftosa é uma doença que ataca as mucosas, causando aftas na boca, língua, faringe, esôfago e narinas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. A doença é transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com animais doentes.