Prefeitura inicia cursos de capacitação dos servidores

Assessores jurídicos da prefeitura participam de curso de capacitação para garantir mais agilidade aos processos

Investimento na qualificação dos funcionários é uma política de governo

Começou nesta terça-feira (30/04) o curso de capacitação de assessores jurídicos da Prefeitura de Maricá. Este é o primeiro de uma série de cursos previstos exclusivamente para os servidores municipais com o objetivo de qualificá-los para que os procedimentos internos ganhem mais agilidade em sua tramitação.

Os cursos seguem os mesmos moldes do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), que teve início em 2011 na cidade. Com o fim do PMAT, a prefeitura decidiu reeditar os temas devido à grande procura por parte dos funcionários. O curso de capacitação de assessores jurídicos é uma iniciativa da Procuraria do município e está sendo executado pelo programa de capacitação, ligado diretamente às secretarias Executiva e de Administração. A coordenação do programa é da subprocuradora Mayra Ferreira Menezes – que também atua como palestrante no curso para assessores.

Para o assessor jurídico Rafael Araújo Cunha, da secretaria Executiva, a qualificação é uma troca de experiências para alinhar a sintonia entre as secretarias. "Poderemos evitar futuros transtornos como contestações e até impugnações nos contratos e, assim, atingir nosso objetivo de realizar contratos que primam pela lisura", declara Rafael.

Mais cursos

No dia 15 de maio, acontece uma qualificação sobre o decreto 47 (procedimentos de despesas da prefeitura) e será formatado dentro das características de cada secretaria. “Os primeiros servidores beneficiados serão das secretarias de Administração, Educação e Habitação”, destaca Rodrigo Alvarenga, integrante da Comissão Permanente de Licitação e que atua no curso como assessor jurídico da secretaria Executiva. Também estão previstos os cursos de capacitação dos novos servidores no sistema e-cidade e o de redação oficial.