Maricá realiza capacitação sobre Segurança do Idoso

Capacitação “Segurança Diária e Prevenção de Quedas para o Idoso"

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ações para o Idoso de Maricá, realizou na sexta-feira (26/04), na Câmara de Vereadores, a capacitação “Segurança Diária e Prevenção de Quedas para o Idoso”, para professores da Casa da 1ª à 3ª Idade, que agirão como multiplicadores do projeto para 5.100 idosos.

O evento foi aberto pela secretária municipal Denise Fortes (Ações para o Idoso). Em seguida, o pastor Daniel Miguel da Silva (Igreja Metodista do Marquês), orou pelos idosos e pessoas presentes ao evento. O Grupo Musical Alegria de Viver (Casa da 1ª à 3ª Idade), apresentou números românticos e animados. A mesa diretora foi presidida pela assessora especial da Subsecretaria de Estado de Assistência Social, Maria da Penha Franco, que arrancou aplausos da plateia com seu conhecimento sobre a questão do idoso no país.

“O estatuto do idoso no Brasil é jovem, foi criado em 2003, com parecer favorável da então ministra Benedita da Silva, que rejeitou um substitutivo do projeto de tutela para o idoso. Repudiamos a tutela, pois o idoso não é incapaz. Pelo contrário, preenchemos espaços sociais antes não ocupados. Representamos uma grande parcela de votos voluntários, importantes para o cenário político brasileiro. Porém, sem união, mobilização e luta, não avançaremos. Até hoje, apenas 25% do Estatuto do Idoso foi implementado no Brasil”, declarou durante o seu discurso.

Jovem Estatuto do Idoso

A capacitação foi ministrada pela Fundación MAPFRE e incluiu procedimentos básicos e dicas para a prevenção de acidentes domésticos e na rua envolvendo idosos. Um dos dados apresentados na capacitação foi o de que 35% dos atropelamentos que acontecem com idosos entre 60 e 70 anos são fatais, e ocorrem próximo a farmácias, trechos sem passarelas e longe de sinais.

Segundo Sandra Regina Gomes, coordenadora de Programas para os Idosos da fundação, o Estatuto do Idoso tem dificuldades até hoje na sua implementação e regulamentação, por falta de prioridade de políticas públicas para o setor. A coordenadora fez um breve relato sobre a história dos direitos do idoso no Brasil, e a importância da articulação entre governo e sociedade civil. “O Estatuto do Idoso é muito jovem, tem apenas dez anos. A hora é de nos capacitarmos, conhecendo nosso estatuto, nossa legislação, e exigir nossos direitos", disse.

A professora de Dança Cigana da Casa da 1ª à 3ª Idade, Cecília de Barros Bastos, considerou a capacitação “muito boa, pois nos conscientiza a ter mais cuidado no dia a dia, tanto em casa quanto na rua. Queremos viver mais e com qualidade de vida”, declarou.

A secretária municipal de Ações para o Idoso, Denise Fortes, agradeceu a presença de todos, à equipe responsável pelo atendimento nas duas Casas e nos 11 núcleos do projeto e à primeira dama Zeidan, que, juntamente com o prefeito Washington Quaquá, entenderam a necessidade de criar uma secretaria municipal dedicada ao idoso. "Pretendemos que as lições aprendidas hoje aqui sejam multiplicadas em toda a rede”, afirmou.