Maricá comemora Dia do Trabalhador com show do grupo Sinfônica Ambulante

Banda Sinfônica Ambulante é uma das atrações do Dia do Trabalhador em Maricá.

Também serão realizadas ações como emissão de carteira de Trabalho, cadastro de currículo, balcão de empregos e show multimídia

Em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, a Prefeitura de Maricá realiza uma série de atividades gratuitas nos dias 30 de abril e primeiro de maio (feraido nacional), na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel. A atração principal é a apresentação da banda Sinfônica Ambulante, em pleno feriado, a partir das 16h, que promete incendiar a plateia com um repertório que vai desde marchinhas até o rock and roll, passando por outros ritmos, como funk, forró, maracatu e até jazz.

Numa parceira entre as secretarias municipais de Cultura, Trabalho e Turismo, um evento especial com prestação de serviços gratuitos para a população será realizado nesta terça-feira (30/04). Por meio do Sine (Serviço Nacional de Emprego), os interessados poderão solicitar a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho (CTPS), cadastrar currículos para novas oportunidades de emprego e verificar no balcão de empregos a oferta de vagas para o mercado profissional na região.

Já no dia primeiro de maio, a festa começa às 16h, com a divulgação das ações realizadas pela secretaria municipal de Trabalho e Emprego e a exibição do filme “Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes Naturais”.

Show multimídia Golpe de 64

Durante o evento, a secretaria municipal de Cultura apresenta o show multimídia, evento que marca o encerramento do projeto “Golpe de 64 – A História que não foi Contada”, que seria apresentado no dia 6 de abril e foi transferido por causa da chuva. O projeto terá apresentação de dança, projeções de filmes, leitura poética, música e teatro. A Companhia Vida de Teatro e Dança vai apresentar coreografias de Paulo Ernani para as músicas “Sobre Todas as Coisas”e “Apesar de Você”, de Chico Buarque, com o acompanhamento, na última canção, do violão e da voz de Valentim.

Poesias de Ferreira Gullar, Mário Lago e uma letra de Aldir Blanc serão encenadas por atores do grupo teatral Djota, além da projeção de depoimentos de personalidades que sofreram torturas durante a ditatura militar no país, inclusive de Maricá. Filmes como “O Dia que durou 21 anos”, “Hércules 56” e “Cidadão Boilensen” também serão projetados em dois telões. Na música, Valentim e Dalva interpretam canções da MPB censuradas na época.

Apresentação Sinfônica Ambulante

Encerrando o evento, às 20h, haverá a apresentação da banda niteroiense Sinfônica Ambulante, que desde 2011 reúne repiques, saxofones, flautas, surdos e trompetes numa inusitada mistura musical. Formada por 20 integrantes, é a primeira vez que a banda se apresenta em Maricá. Com duração de 1h20, o repertório do show tem funky music de James Brown; o suingue de Jorge Benjor e Simonal; a soul music de Amy Winehouse, sambas como os do mestre Zé Keti e Niltinho Tristeza e até rock dos Beatles e Jimi Hendriz. Em dois anos de carreira, a banda se apresenta quase sempre em ensaios gratuitos em praça pública, para a alegria do público.

O saxofonista e um dos fundadores da Sinfônica Ambulante, Edison Matos, falou sobre a expectativa de se apresentar pela primeira vez na cidade. “Estamos muito felizes com esse convite para o show em Maricá. A expectativa é grande e esperamos que seja o primeiro show de muitos por vir. Será um enorme prazer levar a alegria e energia da nossa música para um show em praça pública no dia do trabalhador!”, destacou o músico.

Serviços:

A partir das 16h:

Ações da secretaria de Trabalho: filme “Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes Naturais”;

Atividades da secretaria municipal de Cultura: show multimídia do projeto “Golpe de 64 – A História que não foi Contada”;

20h: show da Banda Sinfônica Ambulante