Jovens de Maricá participam da chegada dos símbolos da JMJ ao estado

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, irão passar nas cidades do estado do Rio

Cerca de 50 jovens de Maricá participaram no último domingo (21/04) do “Hallel” – evento de chegada dos símbolos religiosos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao estado do Rio. A cerimônia aconteceu na basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo. De lá, a Cruz Peregrina (feita em madeira com 3,80m de altura) e o ícone de Nossa Senhora (quadro espelhado de 1,18m de altura) seguiram em procissão até Itatiaia, primeira cidade fluminense a receber os símbolos da JMJ. A caravana foi organizada pela secretaria municipal de Assuntos Religiosos.

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, recebeu os símbolos que circularão pelas cidades do estado. Os ícones da JMJ estarão em Maricá nos dias 1 e 2 de junho e serão carregados por jovens em procissão pela cidade. As secretarias municipais de Assuntos Religiosos e de Turismo estão definindo os últimos detalhes da programação para a chegada dos símbolos, como missa campal na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e shows de grupos católicos.

O subsecretário municipal de Assuntos Religiosos, Maurício Vargas, destacou a importância de receber os símbolos do evento mundial. “É a preparação espiritual para o grande evento que acontece em julho no Rio. A nossa expectativa é reunir milhares de pessoas em procissões pela cidade, neste simbolismo de fé”, declarou Maurício. Os jovens representaram as paróquias de Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora de Fátima e de São José.

A peregrinação dos ícones começou em setembro de 2011, em São Paulo, e já passou por todo Brasil. A JMJ acontece no Rio de 23 a 28 de julho e marca o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, eleito em março pela Igreja Católica.