Alunos de Edificações participam de capacitação prática em Hidráulica

Alunos do curso em Edificações em curso de aperfeiçoamento em hidráulica predial

Sessenta alunos municipais do 3º e 4º ano do curso técnico em Edificações participaram na tarde da sexta-feira (26.04) de um curso de aperfeiçoamento em hidráulica predial com o tema “Águas Quentes e Águas Frias”, ministrado pela Empresa Tigre, líder no setor de tubos, conexões e acessórios. Realizado na Casa Digital, o curso é uma iniciativa da secretaria municipal de Educação, em parceria com empresas do ramo da construção civil.

Durante a capacitação, os alunos conheceram todo o funcionamento do sistema hidráulico de uma casa e aprenderam dicas para a instalação dos materiais mais adequados para evitar futuros problemas de vazamento. Ministrado pelo instrutor técnico da Tigre, Rodrigo Rufino, o curso de 4h de duração, abordou, dentre diversos assuntos, a importância da existência de um reservatório de água, como cisternas e caixas d´águas, e a necessidade de se respeitar as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para o instrutor, que também foi aluno de curso técnico, a capacitação é uma excelente oportunidade para enriquecer o currículo dos futuros profissionais e também para a melhoria da qualidade da mão-de-obra. “Esse treinamento acrescenta muita experiência prática para o aprendizado dos alunos. Além disso, é bom destacar que manutenção e reforma predial são excelentes oportunidades de trabalho para eles que, em breve, estarão formados”, explicou Rodrigo, que há um ano e meio aplica essa capacitação em cursos técnicos e universidades. Segundo ele, a Tigre já capacita 129 mil pessoas por ano, totalizando mais de 600 mil horas de treinamento.

A coordenadora municipal do Ensino Profissionalizante, Kelly Farias, explicou que esse treinamento é fruto de uma visita na Feira Internacional da Construção, realizada no Rio Centro, no ano passado. “Frequentemente, os alunos participam de eventos que possibilitam a troca de experiências. Num desses encontros, nos interessamos pelo trabalho educativo apresentado pela Tigre. É excelente para o currículo dos alunos”, destacou a coordenadora, acrescentando que no final da capacitação, que ainda contará com um novo curso “Esgoto, Drenagem e Águas Pluviais”, a ser realizado no dia 17 de maio, os alunos receberão certificado da empresa.

Para a aluna do 3º ano do Curso Técnico em Edificações, Karine Palmieri, de 17 anos, o conteúdo do curso é de fácil entendimento o que possibilita maior facilidade de aprendizagem. “Achei muito interessante a maneira como o tema foi abordado. Ficou mais fácil entender e colocar em prática”, afirmou a aluna que confessou ter iniciado o curso de Edificações para realizar um desejo do seu pai. “Apesar de sempre gostar da área da construção, segui o conselho do meu pai e hoje estou muito satisfeita com o que estou aprendendo”, declarou Karine.

Aluna do 4º ano do Curso Técnico em Edificações, Camila da Costa Spindola, de 19 anos, também considerou o curso muito produtivo. “Esse treinamento está sendo bem específico o que possibilita tirar todas as nossas dúvidas”, frisou a aluna do 4º ano, que já está fazendo pré-vestibular para no fim do ano tentar uma vaga para a faculdade de engenharia civil.