Secretaria de Ações para o Idoso promove capacitação em primeiros socorros

Oficina “Suporte Básico de Vida” (Life Basic Suport) realizada na Casa da 1ª à 3ª Idade

A secretaria municipal de Ações para o Idoso promoveu hoje para seus funcionários (24/04), a oficina “Suporte Básico de Vida” (Life Basic Suport), ministrada pelo técnico em enfermagem da SAMU, Claudemir Quirino.
A abertura do evento contou com um coffe-break, e a capacitação aconteceu das 10h às 15h30min. Na parte da manhã, foi apresentada a parte teórica, com noções básicas de anatomia e fisiologia, reconhecimento de quadros de infarto, como parada cardíaca, acidentes domésticos e na rua, entre outros temas.
No período da tarde, foram apresentados procedimentos práticos de primeiros socorros, como estabilização do paciente vítima de quedas e atropelamento, verificação de fraturas em membros posteriores e inferiores e coluna cervical, toque nas articulações, estabilização respiratória e imobilização até a chegada de socorro especializado (SAMU, Bombeiros), procedimento para colocação em maca e transporte até unidade hospitalar. Também foram abordados a improvisação de tipoias em deslocamento de clavícula e atendimentos em casos de convulsão e outras síndromes.
A professora de Inglês da Casa da 1ª à 3ª Idade, Nina Teixeira, acompanhou a capacitação e gostou muito do treinamento. “Foi muito bom, pena que é tão rápido. São noções importantes de primeiros socorros, que podemos precisar de uma hora para outra”, disse.
O guardião de piscinas, Igor Pontes Machado, de 31 anos, declarou que aprendeu muito. “A partir de hoje, estou mais preparado para atender emergências. Serviu também para minha vida pessoal, pois sou motociclista”, informou.
A secretária municipal de Ações para o Idoso, Denize Fortes, agradeceu a participação de todos e enfatizou a importância do apoio integral do prefeito Washington Quaquá ao projeto. “Avançamos cada dia mais, graças a esse apoio. Hoje, somos referência no Estado do Rio, com 4.700 inscritos, duas Casas da 1ª à 3ª Idade e onze núcleos”, concluiu.