Alunos da ‘Guarda Mirim’ visitam prefeitura

Alunos do projeto Guarda Mirim visitaram o prédio da Prefeitura de Maricá

Alunos da rede municipal de ensino que integram o projeto Guarda Mirim visitaram o prédio da Prefeitura de Maricá nesta quarta-feira (24/4). Pela manhã, quinze estudantes da E.M. Amanda Pena, em Bananal, estiveram no Paço Municipal, enquanto outros quinze da E.M. Darcy Ribeiro, em Inoã, estiveram no prédio na parte da tarde. Em ambas as visitas, as crianças foram acompanhadas por agentes da Guarda Municipal que coordenam o projeto, reiniciado no último dia 2.

A atividade teve como objetivo conhecer os três poderes que atuam no município. Antes do executivo, eles visitaram a Câmara dos Vereadores (sede do legislativo municipal) e, em seguida, foram até o fórum da cidade, em Araçatiba, para ver como funciona o poder judiciário. Na prefeitura, os alunos conheceram as dependências do paço municipal e foram recebidos pelo vice-prefeito Marcos Ribeiro, que declarou ser um entusiasta do projeto.

“É um trabalho muito bonito feito junto às crianças, uma coisa bacana mesmo”, afirmou ele, lembrando que a atividade é parte do plano de educação em tempo integral da secretaria de Educação de Maricá. As atividades ocorrem sempre no contraturno dos alunos, antes ou depois das aulas normais.

O projeto reativado no início do mês beneficiando estas duas escolas, onde os 30 alunos participam de atividades com lições de cidadania, educação ambiental, prevenção às drogas, higiene e economia doméstica. Entre as outras ações previstas, estão passeios por importantes espaços da cidade e também do Rio de Janeiro, como uma excursão ao Corcovado. A cada semestre, duas ou três escolas são selecionadas para participar do projeto.