Prefeitura forma os primeiros alunos do Pronatec em Maricá

A secretária Laura Maria e representantes do estado e Rotary Clube com os formandos dos cursos de pintura e revestimentos em cerâmica

A prefeitura de Maricá negocia com o governo do estado, por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), a criação de novos cursos voltados à construção civil. Nesta quinta-feira (18/04), a secretaria municipal de Assistência Social realizou a formatura das primeiras turmas do PRONATEC e Senai, no Rotary Clube de Itaipuaçu. Ao todo, 30 alunos foram qualificados nos últimos três meses como pintores e técnicos em revestimentos cerâmicos – um passo importante para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Segundo a secretária Laura Maria Vieira da Costa, essa política de qualificação da mão de obra local é um dos focos do governo do prefeito Washington Quaquá. “O objetivo é favorecer o acesso de pessoas de baixa renda à qualificação profissional e prepará-los para as ofertas de trabalho que já estão sendo geradas na cidade, principalmente na área da construção civil”, destacou. O coordenador geral da Comunicação Social da prefeitura, Jorge Castor, participou da entrega dos certificados aos alunos.

Os próximos cursos serão divulgados em breve. De acordo com a coordenadora Tereza Marques, a secretaria negocia com o estado mais cursos de construção civil. “Solicitamos cursos de eletricista e auxiliar de cozinha e de plataforma que são os mais procurados em Maricá”, adiantou à coordenadora.

Os moradores que quiserem fazer os cursos técnicos podem ser inscrever nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os estudantes precisam saber ler e ter entre 16 e 59 anos. Para fazer o cadastro é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Haverá prioridade para os inscritos no Cadastro Único.