Sábado é dia D contra gripe

Neste sábado (20.04), é dia D contra a gripe.

Neste sábado (20.04), a secretaria municipal de Saúde de Maricá realiza o dia D contra a gripe (Influenza), em 20 pontos distribuídos pelo município. Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha será realizada das 8h às 17h. O período de vacinação segue até o dia 26 deste mês.

O objetivo da 15ª campanha, de âmbito nacional, é reduzir a mortalidade, as complicações e internações em consequência de infecções pelo vírus da gripe. Devem ser vacinadas: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, povos indígenas, profissionais da área médica, população prisional, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (acometidos por doenças cardíacas, pulmonares obesos e transplantados), pacientes com comorbidade (duas ou mais doenças relacionadas). Para a edição de 2013, a campanha incluiu as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (em puerpério) por apresentarem a mesma vulnerabilidade de grávidas e por ajudarem a proteger o bebê pela amamentação, já que parte dos anticorpos contra o vírus da gripe pode ser transmitido pelo leite materno.

Segundo a coordenadora municipal do Programa de Imunização, a enfermeira Núbia Brum, até o momento foram vacinadas 2.555 pessoas. “Considero um número muito baixo, por isso precisamos que os grupos prioritários compareçam às unidades de saúde. Em 2012, Maricá vacinou 17.593 pessoas”, destacou a coordenadora, acrescentando que para este ano a estimativa é imunizar 18.500 mil pessoas, tendo como meta preconizada pelo Ministério da Saúde alcançar pelo menos 80% do grupo prioritário.

A vacina estará disponível nas Unidades de Saúde de Família Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos Postos de Saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, Santa Paula e Itaipuaçu.

Para se vacinar é obrigatório apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação; para mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pode ser apresentado o cartão da gestante, a certidão de nascimento ou caderneta de vacinação da criança, se preenchido corretamente. Para os portadores de doenças crônicas é necessário apresentar laudo médico conforme indicação clínica do Ministério da Saúde (o laudo será retido na unidade).

A coordenadora alerta que não devem tomar a vacina indivíduos com histórico de reação anafilática e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

A vacina, injetável, é aplicada de forma intramuscular no braço (adultos, uma dose de 0,5 ml), e em crianças, de forma intramuscular na coxa (uma dose de 0,25 ml). A imunidade prevista é de doze meses, razão pela qual a vacina deve ser tomada anualmente.