Gestão da UPA de Maricá é elogiada por representantes da Unimed Leste Fluminense

Equipe da Unimed Leste Fluminense acompanhando o controle de remédios da farmácia da UPA.

Após receber elogios do Ministério da Saúde pela excelência dos serviços prestados à população, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Maricá, em Inoã, administrada com recursos municipais, foi reconhecida como modelo de gestão por representantes da Unimed Leste Fluminense.

Na tarde de ontem (quarta-feira, 17/04), uma equipe da Unimed (formada por médicos, enfermeiros e profissionais de recursos humanos e arquitetura) conheceu as instalações da unidade, que está sendo mantida integralmente pela prefeitura com um custo operacional de cerca de um milhão de reais. Os visitantes acompanharam o funcionamento de todos os setores da UPA, do acolhimento às áreas de medicação, farmácia, salas de observação e estabilização, além de conhecerem o sistema de monitoramento por câmeras.

A equipe da Unimed foi recebida pelo diretor médico da UPA, Pedro Ângelo Bittencourt, que explicou o sistema padrão adotado pelas UPA’s e que, segundo ele, é um dos responsáveis pelo bom atendimento. “Temos um sistema informatizado e integrado e por isso conseguimos verificar quantos atendimentos cada médico realizou, o fluxo e a demora de cada atendimento e os medicamentos disponíveis que poderão ser prescritos aos pacientes”, explicou o diretor.

A consultora médica da Unimed Leste Fluminense, a cirurgiã plástica Mônica Resano, explicou que o motivo da visita foi conhecer o fluxo de atendimento estabelecido pela UPA e usá-lo como modelo no Sistema de Pronto Atendimento (SPA) de São Gonçalo, que está sendo ampliado, e também no hospital de referência que a Unimed está construindo na região oceânica de Niterói (Itaipu), previsto para ser inaugurado em fevereiro de 2014. “Considero muito importante essa troca de experiências para garantir melhor atendimento ao usuário. Em São Gonçalo prestamos cerca de 500 atendimentos por dia, por meio de triagem. O sistema de classificação de risco estabelecido pela UPA prioriza os casos de emergência e urgência, e eu considero isso fundamental”, explicou a consultora médica.

Outro ponto observado pela consultora foi o comprometimento e a dedicação funcionários da UPA de Inoã. “Toda a equipe está engajada e preocupada com o bem-estar dos pacientes e dispostos a prestar um bom serviço. A UPA de Maricá está de parabéns”, destacou a consultora.

A diretora administrativa da unidade, Bárbara Beatriz Nogueira, atribui o comprometimento de sua equipe aos cursos de capacitação oferecidos aos funcionários por intermédio do Núcleo de Educação Permanente. “É necessário estimular e capacitar todos que estão envolvidos nesse processo, desde o maqueiro ao auxiliar de serviços gerais. Nosso foco é mostrar que mais do que pacientes, os usuários da UPA são nossos clientes e devem ser tratados com dignidade, carinho e respeito”, frisou a diretora, acrescentando que periodicamente a unidade recebe vistoria técnica do Ministério da Saúde para acompanhar os procedimentos realizados e avaliar a qualidade do funcionamento. “A última visita do Ministério da Saúde foi no dia 22 de março”, afirmou.

Números da UPA
Com quase sete meses de atendimento, a UPA de Maricá, tipo 3, já ultrapassou a marca de 61.737 atendimentos, com uma média atual de 600 por dia, 250 atendimentos a mais do que o previsto quando a unidade foi inaugurada.

Do total de atendimentos, 40% são prestados para pessoas de outras cidades, como Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Outro número que comprova o bom atendimento da unidade é que 30% dos atendimentos são oferecidos para pessoas que possuem plano de saúde. Rosa Maria Ferreira de Lemos, moradora do Parque Nanci é um desses casos. Ela e sua filha, a pequena Ana Rosa de Lima Guimarães, de dois anos e 10 meses, são beneficiárias do Plano Geap, mas preferem recorrer a UPA de Inoã em caso de emergência. “Minha filha está com suspeita de dengue. Ontem fui ao Hospital de Clínicas na Alameda, mas não tive um bom atendimento. Agora, estou sendo muito bem atendida”, elogiou.