CAIC Elomir Silva recebe projeto ‘Praça da Ciência Itinerante’

Uma parceria entra a Secretaria de Educação de Maricá e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) trouxe à cidade pela sexta vez o projeto Praça da Ciência Itinerante, que ocorreu nesta quinta-feira (18/4) na Escola Municipal CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí. O evento voltado para os professores da rede ofereceu dez oficinas em áreas como sexualidade, matemática e informática, com o objetivo de estimular novas práticas no ensino centífico.

Em todas as oficinas, os cerca de 180 docentes inscritos tiveram acesso a métodos para dinamizar suas aulas, como afirma a coordenadora do projeto, Oneida Enne. “O objetivo é mostrar como o professor pode tornar o aprendizado ainda mais dinâmico e facilitado, além de divulgar a ciência através da experimentação”, explicou ela.

De acordo com a superintendente de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Carolina Faria, a receptividade por parte dos mestres é a melhor possível. “Eles saem das oficinas cheios de novas ideias e reproduzem o que aprenderam para os colegas. No fim das contas, os maiores beneficiados são os alunos”, relata.

A equipe de direção do CAIC Elomir Silva confirma este diagnóstico. “O interesse dos alunos aumenta quando eles percebem que podem praticar o que aprenderam. Isso fica nítido em nossa escola”, atesta a diretora pedagógica Cláudia Neres. Para a diretora interina Gláucia Pereira, isso é um reflexo do entusiasmo de quem ensina. “Os professores ficam encantados e empolgados com essas práticas inovadoras e querem muito exercitar isso com os jovens”, reforça.