Prefeitura e Estado unem forças no combate à Dengue

Prefeito Washington Quaquá e secretária municipal de Saúde recebem equipe do Governo do Estado.

Uma grande ação de conscientização contra a Dengue, realizada na manhã desta terça-feira (16/04) no bairro da Amizade, marcou o início do plano integrado da prefeitura e do Governo do Estado para o combate à doença.

No primeiro dia da ação, técnicos distribuíram panfletos e fixaram cartazes em diferentes ruas do bairro, além de cobrirem com toucas de náilon as caixas d’água encontradas sem tampa. As casas onde foram encontrados focos serão tratadas por equipes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) e o trabalho continuará amanhã (17/04). Agentes do Setor de Zoonoses e Educação em Saúde e funcionários da Subsecretaria de Governo do Estado para a Região Metropolitana atuarão três vezes ao mês nas comunidades do município.

A operação de hoje contou com as presenças da secretária municipal de Saúde, Janete Valladão, e da subsecretária de Estado da Região Metropolitana, Cristiane Duarte Amaral. Após o trabalho nas ruas, o efetivo enviado pelo Governo do Estado foi recebido pelo prefeito Washington Quaquá, que ressaltou o compromisso da prefeitura no combate à Dengue. “Embora Maricá não tenha índices alarmantes, estamos mobilizando todos os esforços para o combate ao mosquito vetor da doença”, destacou.

Segundo a secretária de Saúde de Maricá, um trabalho programado já vinha sendo feito há meses pelos agentes municipais para identificar e eliminar possíveis focos nas residências e no comércio de Maricá. “A parceria iniciada hoje reforça este trabalho. Ações em parceria com o Governo do Estado, como o programa Dez Minutos contra a Dengue, já existem em Maricá, disse, acrescentando que Maricá tem 97 casos de dengue confirmados e cerca de 1.200 aguardando confirmação. Nenhum caso de óbito por dengue foi registrado. “Estamos elaborando um cronograma em função da nova parceria, com roteiros que serão traçados de acordo com os índices de infestação, e dois carros já estão nas ruas aplicando o fumacê”, informou Janete.

O perigo está dentro de casa

A moradora Mauriléa de Souza, de 47 anos, cuida da mãe, Nazaré, de 81 anos, que está acamada e que vive com o marido, Milton dos Santos, de 83 anos. Milton se esforça para manter o quintal limpo, na casa da Rua Conde Paulo Pessanha, no Jardim Miramar mas, apesar do cuidado, foi surpreendido quando os agentes que visitaram a sua casa perceberam que as caixas d´água estavam destampadas e que havia ali larvas do mosquito. As caixas foram devidamente cobertas e a família recebeu todas as orientações para combater a dengue dentro de casa.