Maricá recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude em junho

Padre Antônio Ramos anunciou a programação dos símbolos da Jornada Muncial da Juventude. Maricá recebe os ícones nos dias 1 e 2 de junho

Os símbolos religiosos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estarão em Maricá nos dias 1 e 2 de junho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04/04) pelo padre Antônio Ramos do Prado, responsável pela peregrinação dos ícones no Brasil, durante reunião com prefeituras, representantes das igrejas no estado, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A Cruz Peregrina (feita em madeira com 3,80m de altura) e o ícone de Nossa Senhora (quadro espelhado de 1,18m de altura) serão carregados por jovens em procissão pela cidade. As secretarias municipais de Assuntos Religiosos e de Turismo estão definindo os últimos detalhes da programação para a chegada dos símbolos, como missa campal na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e shows de grupos católicos.

A peregrinação dos ícones começou em setembro de 2011, em São Paulo, já passou por todo Brasil e chega ao estado do Rio no dia 21 deste mês. Os símbolos virão da cidade de Aparecida, em São Paulo, com previsão de chegar às 15h em Itatiaia, o primeiro município do estado a receber os ícones da jornada. A JMJ acontece no Rio de 23 a 28 de julho e marca o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, eleito em março pela Igreja Católica.

O subsecretário municipal de Assuntos Religiosos, Maurício Vargas, destacou a importância de receber os símbolos do evento mundial. “É a preparação espiritual para o grande evento que acontece em julho no Rio. A nossa expectativa é reunir milhares de pessoas em procissões pela cidade, neste simbolismo de fé”, declarou Maurício.

Representando a Arquidiocese de Niterói, o padre Bruno Guimarães ressaltou a participação da prefeitura na organização do evento com a igreja. “Maricá vai receber jovens que participarão da jornada e apoia esse grande evento de fé mundial”, afirmou o padre.

A prefeitura também foi representada pelo subsecretário de Eventos da secretaria municipal de Turismo, Elson Ribeiro.