Secretaria de Obras convoca síndicos de condomínios para reunião sobre coleta de lixo

A secretaria municipal de Obras está convidando os síndicos ou representantes de condomínios de todo o município para uma reunião no próximo sábado, 06/03, às 10h, na Casa de Cultura, com o objetivo de discutir a coleta de lixo domiciliar dentro dessas áreas. Como já é público, desde janeiro a prefeitura cobra a taxa de coleta instituída por lei junto com o IPTU de todos os imóveis registrados na cidade. Como em muitos condomínios a administração utiliza a coleta particular, a secretaria vai informar que a companhia contratada pelo município para a coleta passará a fazê-lo também dentro dessas localidades.

Os síndicos também serão informados de que a opção pela continuidade do serviço particular não implicará na suspensão da cobrança da taxa ou mesmo em um eventual desconto na cobrança. Além da participação do secretário municipal de Obras, Fernando Rodovalho, a reunião deverá contar, também, com um representante da empresa Kat Entulhos, contratada pela prefeitura desde janeiro para a coleta regular na cidade. A empresa pretende ouvir os participantes da reunião como forma de aperfeiçoar as rotas, passando a incluir o atendimento dentro dos condomínios.

A refeitura ressalta, ainda, que o fechamento definitivo do Aterro do Caxito força os prestadores desse tipo de serviço a levarem o lixo para outro local de descarte. A secretaria vem recebendo denúncias de despejo irregular em locais não autorizados, e está tomando as providências cabíveis para impedir tais ações. “Vamos informar aos síndicos que o serviço de recolhimento de lixo particular tem de ser feito por empresas regularizadas que serão submetidas a fiscalização e, caso o prestador de serviço seja flagrado despejando a carga em local proibido será penalizado dentro do que prevê a legislação”, adverte Rodovalho.

A secretaria de Obras criou um canal direto para encaminhamento de queixas sobre a coleta de lixo (coletalixo@marica.rj.gov.br). Além disso, as recebe também pelos telefones 2637-1581, 3731-4912, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A Casa de Cultura fica na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.