São José do Imbassaí realiza procissão do padroeiro

Milhares de fiéis festejaram nesta terça-feira (19/03), em São José do Imbassaí,  o dia do santo padroeiro.  Nem a forte chuva impediu a procissão que saiu com oito andores representando metade das capelas do município. Bandeiras com ícones das congregações católicas puxaram a procissão, seguidas das imagens em andores, pelos paroquianos e visitantes. Crianças vestidas de anjo eram vistas no colo dos pais, que pagavam promessas por graças alcançadas.

Fogos de artifício foram queimados à saída – 19h30 – e na volta da procissão, que percorreu as ruas centrais do bairro e atraiu moradores, que reverenciaram o cortejo em uma demonstração da força da tradição e da fé. Os andores sobre carros retornaram sob palmas dos fiéis e foram colocados à frente da nave central da igreja. Barracas com comidas típicas, e camisetas da Jornada Mundial da Juventude (JMS), que acontece em julho deste ano, no Rio, com a Semana Missionária em Maricá, foram vendidas durante o evento.

O pároco Pedro de Oliveira Moraes, acompanhado dos ministros da Eucaristia, leu, durante a missa, o versículo bíblico que narra “a atitude humilde de José, o carpinteiro, diante do anjo de Deus, que o conscientizou ser o pai terreno de Jesus Cristo, o Redentor da humanidade”.

– Esta chuva que cai é chuva de bênçãos. O agricultor a relaciona com o plantio do feijão e do milho. É uma alegria imensa poder estar comemorando mais uma vez este dia, dedicado ao santo protetor de nossa paróquia, que tantas alegrias nos tem dado. Nosso papa Francisco I, na homilia da sua primeira missa depois de entronizado, ressaltou a importância de José na importância da família formada por ele, Maria e Jesus”, enfatizou o pároco.

Presente à celebração, o subsecretário municipal de Assuntos Religiosos, Maurício Avilez Vargas, informou que a pasta trabalha no resgate da tradição das procissões, quermesses, missas campais e demais eventos católicos. “O maricaense as mantém, apesar do crescimento e da modernização do município. O progresso pode e deve conviver com a cultura tradicional, importante para a preservação da identidade do povo”, concluiu.

Famílias como a do aposentado Milton Siqueira, 67, que veio de Inoã com esposa, filhas e netos, renovavam os votos no padroeiro. “Todo ano estamos aqui, em família, agradecendo a Deus e a São José, o que é muito bom. Meu neto mais novo, o Bernardo, nasceu no dia de São José”, afirmou. Denise Araújo foi com a sogra Rosângela e a prima Aline, cumprir promessa. “A chuva não atrapalha, pelo contrário, renova a fé”, disse. A professora Tatiana Morais, estava com o afilhado Gabriel, de um ano, vestido de anjo. “A mãe dele o trouxe recém-nascido aqui, há exatamente um ano, para cumprimento de uma promessa”, garantiu.

Histórico

A festa em honra a São José foi promovida pela paróquia do bairro e começou sábado (16/03), com um almoço de confraternização. Fundada em 1635, a Igreja de São José de Imbassaí é a mais antiga de Maricá, sendo inclusive o marco inaugural do município. Inicialmente capela de uma fazenda de monges beneditinos, arrendada à sesmaria de Antônio Mariz (ou Marins), foi promovida à igreja em 1675.