Abastecimento inteligente: Prefeitura inicia instalação de equipamentos na frota municipal

Município vai ganhar campus avançado no próximo ano

A Prefeitura de Maricá iniciou a instalação dos equipamentos que vão permitir o controle total do abastecimento de combustível nos 130 veículos próprios da frota municipal. Na última quinta-feira (14/03), começou a ser instalada em cada carro uma Unidade Veicular para Controle de Abastecimento (UVE) – equipamento que registra, em cada reabastecimento, informações como a quilometragem do veículo e quantos litros de combustível foram usados. O sistema também inclui um GPS para a localização exata de toda a frota e uma ferramenta para acompanhamento online de como o combustível está sendo utilizado.

A iniciativa é a última etapa antes do início das operações do "Posto de Abastecimento da Frota Municipal", construído no bairro do Flamengo, às margens da RJ-106, e que vai centralizar os abastecimentos dos carros da prefeitura, gerenciado pela secretaria de Administração. Após vencer uma licitação realizada no ano passado, a Petrobras será a fornecedora de gasolina e diesel para o posto. Os equipamentos necessários para a operação do espaço – duas bombas de combustível e dois tanques com capacidade para 15 mil litros cada – foram instalados pela Petrobras em regime de comodato, sem custo para a administração municipal. A previsão é que o posto comece a funcionar até o mês de abril.

Responsável pela instalação dos equipamentos nos veículos, o eletricista da empresa CTF, Expedito Pereira Assunção, explica o funcionamento do sistema – o mesmo adotado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e em diversas prefeituras do país. “Cada UVE é programado com um código de segurança e com os dados do carro, como placa e chassi. Na ponta da bomba de combustível há um sensor que reconhece apenas os carros instalados com os chips eletrônicos com o código da prefeitura”, detalha o eletricista. Esse sistema se tornou consagrado junto aos setores de transportes e de combustíveis no Brasil. Mais de 60 das 100 maiores frotas de transporte do país já usam esse tipo de sistema, que está em operação no Brasil desde 1998.

Gestão eficiente vai gerar economia

A iniciativa – um investimento da ordem de R$ 4,5 milhões – vai permitir uma economia anual de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos. Segundo o secretário municipal de Administração, Max Aguiar Alves, está prevista uma redução de até 40% nos custos com combustível."Atualmente, abastecemos num posto contratado. Esse novo sistema vai aprimorar a gestão sobre os gastos, garantindo mais economia do dinheiro público”, explicou o secretário, acrescentando que, atualmente, o abastecimento é feito com a liberação de uma guia de consumo emitida pelo setor de coordenação de frota para abastecimento no posto contratado.