Prefeitura conclui asfaltamento das margens do canal de Ponta Negra

Trecho final foi concluído na semana passada. Trabalho havia começado no fim de agosto

Em pouco mais de seis meses, a Prefeitura de Maricá realizou uma das obras mais aguardadas há décadas por quem mora ou frequenta o bairro de Ponta Negra, uma das principais áreas de interesse turístico da cidade. A secretaria de Obras concluiu, na semana passada, a última etapa da urbanização das margens do canal de Ponta Negra. O trecho final, conhecido como Estrada Um, com aproximadamente 200 metros, foi pavimentado entre a Rua Arturzindo Rangel e a área aberta próxima à praia.

Neste último trecho, a prefeitura também construiu uma calçada com cerca de 50 metros de extensão que demarca a via de passagem dos veículos e pedestres. De acordo com a secretaria de Obras, a primeira etapa da intervenção foi concentrada na drenagem da via, que utiliza parte da antiga rede já existente e novas galerias. A obra incluiu a abertura de canaletas para escoar a água da chuva até o leito do canal. Na sequência, foram instalados os meios-fios nas laterais da via para, então, o piso receber o asfalto.

O designer gráfico Augusto Silva, de 25 anos, conta que estava morando fora do bairro durante as obras e achou a intervenção positiva. “Quando eu saí daqui ainda estava do mesmo jeito de antes, mas agora ficou ótimo, mais bonito. Estávamos precisando de algo assim”, celebrou o morador, que vive em Ponta Negra desde que nasceu.

Já o bancário aposentado Célio Alves Cardoso, de 65 anos, também comemorou a melhoria e diz que espera mais obras naquela região. “Qualquer avanço para nós é bem vindo e o canal está bacana agora”, ressaltou.

Outros trechos

A primeira etapa das obras que urbanizaram boa parte do canal de Ponta Negra foi concluída no início de setembro de ano passado, quando foram beneficiadas as ruas Beira de Canal e Belo Horizonte, além da parte inicial das ruas Minas Gerais e Pampulha. As vias ficam no trajeto entre a ponte e o acesso ao farol.

Pouco mais de um mês depois, foi a vez de outro trecho da Rua Beira de Canal receber pavimentação, entre a praça principal do bairro e um bar, no encontro do canal com a lagoa da Guarapina. O trabalho incluiu a via no entorno da pequena praça onde há uma capelinha com a imagem de São Pedro.