Amamentação é tema de curso para agentes de saúde

0
384

Profissionais que atuam nas unidades da rede de atenção básica de saúde iniciaram, nesta quarta-feira (06/3), um curso de capacitação cujo foco é a amamentação.  A Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), contempla aulas que vão reunir agentes de saúde. Nos dois primeiros, realizados na Casa Digital, no Centro – a segunda etapa será na próxima quarta (13/03) –, estão sendo capacitados os que trabalham nos postos da região central.

O curso segue também nos meses de abril, maio e junho para profissionais de outras áreas de Maricá. Durante as aulas são ministrados tópicos como o manejo do leite materno, a legislação sobre o tema e a assistência à mãe e ao bebê nas unidades básicas. Haverá também uma aula prática cujo dia ainda será definido.

A secretária municipal de Saúde, Janete Valadão, explica que a capacitação é parte do Programa de Assistência Integral à Mulher, à Criança e ao Adolescente (PAISMCA), do governo federal. O objetivo é humanizar o atendimento, melhorando a relação de proximidade da mãe e de seu bebê. Segundo ela, ações semelhantes com o mesmo intuito deverão ser ampliadas na rede.

Ampliação da coleta

Outra meta da secretaria neste ano é aumentar a divulgação do ponto de coleta de leite materno que funciona no posto de saúde central, próximo ao Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. No local, as mães que querem doar recebem orientações e podem pegar, de graça, os potes lacrados e esterilizados onde o leite deve ser estocado.

A coleta é feita em casa, pela própria mulher, depois de uma simples higiene pessoal que inclui lavar as mãos com água e sabão, limpar os seios com água, secá-los com uma toalha limpa e prender os cabelos para que nenhuma sujeira entre em contato com o leite. Para se ter uma ideia, um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A produção diária depende do esvaziamento da mama. Quanto mais a mulher esvaziar os seios mais leite ela vai produzir.

A Sala de Amamentação fica na Rua Clímaco Pereira, 241, dentro do posto de saúde central, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone 2637-3395.