Secretaria de Cultura dá inicio a projeto cultural sobre o Golpe Militar de 1964

Projeto tem início com a exibição do filme “O Dia que Durou 21 Anos”.

Programação gratuita e aberta ao público inclui filmes, palestras e shows

Nesta quarta-feira (06.03) tem início a extensa programação do projeto cultural “Golpe de 64 – A História que não foi contada”, uma ação da secretaria municipal de Cultura que durante o mês de março apresenta ao público uma série de atividades gratuitas como shows musicais, exibição de filmes com debates e palestras, além de apresentação de esquetes teatrais.

No primeiro evento, amanhã, às 19h na Universidade Severino Sombra, será exibido o filme “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. O filme mostra a influência do governo dos Estados Unidos, com a ativa participação dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson, do Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, e de agências como CIA, no Golpe de Estado no Brasil que resultou na deposição do presidente João Goulart (Jango) no dia 1º de abril de 1964 para apoiar o governo do Marechal Humberto Castelo Branco.

Após a apresentação do filme, o professor de Filosofia e História da rede pública de Maricá, Marcos Dios comanda uma palestra e um bate-papo com o público sobre o contexto do golpe na época da Guerra Fria.

Para o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita, o projeto tem o objetivo de resgatar importantes episódios da história brasileira para incentivar a reflexão sobre as causas e consequências do Golpe Militar. “Queremos apresentar os fatos para que a população possa conhecer e formular suas opiniões a respeito da formação de nossa democracia”, destacou Sérgio.

A Universidade Severino Sombra fica na Avenida Governador Roberto Silveira nº437, bairro Flamengo – Maricá.

06/03 – 19h – Exibição e debate do documentário “O Dia que Durou 21 Anos”
Palestrante: Professor de Filosofia e História Marcos de Dios
Local: Universidade Severino Sombra (no Bairro Flamengo)

13/03 – 19h – Exibição e debate do documentário “Jango” – Local: Casa de Cultura de Maricá

14/03 – 15h – Local: Praça Orlando de Barros Pimentel
Maricá Vive: Poesia

20/03 – 19h – Exibição e debate dos curtas “Leila Para Sempre Diniz” e “Eh, Pagu, Eh”
Palestrante: Jornalista e psicóloga pós-graduada em Comunicação Social e Gestão Pública Rosangela Zeidan

22/03 – 19h – Exibição e debate do filme “Marimbás”, de Vladmir Herzog
Palestrante: Jornalista e integrante do Cineclube Curto-Circuito na época do golpe militar Odemir Capistrano
Local: Casa de Cultura de Maricá

24/03 – 16h – Batalha de MC´s – Local: Praça Orlando de Barros Pimentel

27/03 – 19h – Exibição e debate do documentário “De Mãos Dadas”
Palestrante: Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ professor André Lazaro.
Local: Universidade Severino Sombra

28/03 – 19h – Exibição e debate do documentário “Cidadão Boilense”
Palestrante: Ex-combatente da Ação Libertadora Nacional, o Comandante Carlos Eugênio Clemente
Local: Universidade Severino Sombra