Defesa Civil realiza evento para prevenir desastres

Alunos de escolas municipais participaram do encontro e visitaram exposição preparada pela Defesa Civil

A Coordenação de Defesa Civil de Maricá realizou nesta sexta-feira (01/03), na sede do órgão, um fórum de prevenção de desastres. O objetivo era falar sobre as metas estabelecidas para 2013 e oferecer debates sobre como gerenciar situações de emergência na cidade. O evento contou com a participação do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA) e do Corpo de Bombeiros.

Grupos de alunos da rede municipal de ensino também puderam visitar uma exposição com armadilhas contra animais que foram apreendidas pela Defesa Civil em incursões na mata, exemplos de espécies nativas da mata atlântica, além de equipamentos utilizados por agentes do órgão e também da Guarda Municipal. Houve ainda a exibição de imagens de desastres naturais recentes e as ações de resgate e assistência adotadas em cada um deles.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Jorge Braga, há quatro metas principais definidas para este ano: a implantação de núcleos de Defesa Civil em cinco bairros, criação de um conselho municipal, ensino sobre o tema nas escolas da rede e ampliação da atual sede. Ele informou ainda que o mesmo evento deve ser levado a outros bairros nos próximos meses.

“O que estamos oferecendo é um exercício de cidadania, levando essas noções de defesa civil às comunidades, que são sempre quem mais sofre com os desastres naturais”, ressaltou Braga, acrescentando que o trabalho será realizado em parceira com as secretarias de Obras, Segurança Pública, Saúde, Assistência Social, Educação e Agricultura, entre outras.