Festival Mazzaropi exibe “Casinha Pequenina” nesta quarta-feira

0
659

O Cineclube Henfil apresenta nesta quarta-feira (27/02), às 19h, “Casinha Pequenina”, filme que encerra o Festival Mazzaropi, realizado pela secretaria municipal de Cultura.

Considerado a obra-prima da carreira do artista brasileiro, o filme marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema e o elenco conta com Roberto Duval, Luís Gustavo, Marly Marley e outros astros, além do próprio Mazzaropi. O enredo conta a história de um fazendeiro da época do Brasil Império, que é chantageado por uma dama. Para livrar-se dela, envolve os colonos de sua fazenda em uma trama diabólica.

O Festival Mazzaropi, que já apresentou as obras Corintiano (06/2) e Chofer de Praça (20/02), sucedeu à série sobre Charles Chaplin, também realizada pela secretaria de Cultura de Maricá. Ambas são consideradas sucesso de público, já que houve lotação esgotada (40 lugares) em todas as apresentações.

Amacio Mazzaropi, filho de pai italiano e mãe portuguesa, que teria completado 100 anos de vida ano passado, nasceu no dia 09 de abril de 1912. Foi artista de circo, radialista e cantor, além de ator, diretor e produtor. A partir de 1958, passou a dirigir e produzir suas próprias fitas, nas quais representava personagens brejeiros e maliciosos. Seu trabalho teve como inspiração, por exemplo, a obra de Monteiro Lobato (o personagem Jeca Tatu, por exemplo, inspirou Chico, em “Casinha Pequenina”).

O Festival Mazzaropi tem como objetivo apresentar, principalmente aos mais jovens, a história e o trabalho artístico de um dos artistas mais importantes da história do cinema nacional e responsável por lotar plateias nas décadas de 1960, 70 e 80, retratando o típico caipira brasileiro.

O Cineclube Henfil fica na Casa da Cultura de Maricá, à Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, Maricá. O telefone para contato é 3731-1432 e o e-mail é cineclubehenfilmarica@gmail.com. Para a participação de grandes grupos (alunos de escolas, por exemplo), a secretaria de Cultura ressalta que é importante agendar com antecedência.