Quaquá prestigia palestra do Sebrae em Maricá para promoção da cidade na Copa de 2014

Palestra, organizada pela secretaria municipal de Turismo e promovida pelo Sebrae, mobilizou empreendedores da cidade a investir em qualificação.

O auditório da Universidade Severino Sombra, no bairro do Flamengo, em Maricá, recebeu na noite de ontem (21/02) mais de 200 convidados, entre empreendedores, comerciantes, estudantes e autoridades durante a palestra do programa “Sebrae  2014” – que discute a participação das cidades na Copa do Brasil e as oportunidades de negócios que serão geradas pelo evento.

A palestra, que começou às 19h30, teve foco na sensibilização dos participantes para questões relacionadas ao fortalecimento das empresas locais, especialmente na capacitação de micro e pequenas empresas dos setores de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Serviços. O prefeito Washington Quaquá e a primeira-dama Rosângela Zeidan prestigiaram o encontro, ao lado do secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente – responsável pela parceria com  o Sebrae.

No discurso que fez na abertura do encontro, Quaquá destacou a transformação econômica pela qual a cidade de Maricá vem passando e que se acentuará com a perspectiva de grandes empreendimentos como o Porto de Jaconé, além dos investimentos na área turística e imobiliária. O prefeito também defendeu a decisão de patrocinar o enredo da escola de samba Grande Rio no Carnaval de 2014, quando a cidade completa 200 anos, ressaltando que será uma oportunidade única para promover a cidade nacional e internacionalmente.

Já o secretário municipal de Turismo, Amaury Vicente, reforçou a importância de se investir na qualidade dos serviços oferecidos na cidade aos turistas, lembrando que a proximidade de Maricá com o Rio de Janeiro torna a Copa de 2014 uma das maiores oportunidades para atração dos visitantes que estarão na capital durante o evento esportivo. “A população de Maricá possui hoje mais de 135 mil habitantes e, nas férias, Carnaval e grandes eventos, nossa população flutuante é enorme. É preciso estar apto a atender com qualidade os turistas. E esse encontro tem essa proposta”, disse.

Amaury também falou sobre a importância das parcerias para a realização de ações, como a realização dessa palestra. “Nossa preocupação surgiu ainda no Natal e começamos a fazer contatos, por meio da Associação Comercial e Câmara dos Diretores Lojistas, para a capacitação dos empresários. Possuímos atrativos naturais que tornam Maricá uma potência turística nata. Investir em qualificação é o nosso desafio”, completou o secretário municipal de Turismo.

O palestrante e coordenador do programa da Sebrae para a Copa de 2014, Yeddo Bittencourt, resumiu o intuito do evento. “Nosso objetivo é sensibilizar os empresários a investirem em gestão organizacional e em qualidade de serviços para atender o público que virá, já neste semestre, com os primeiros grandes eventos que acontecerão no Rio de Janeiro, como a Jornada Mundial da Juventude, em julho, além, é claro, da Copa do Mundo”, declarou.

O próximo passo, segundo Yeddo, é a assinatura de um Termo de Compromisso para que as empresas participem de uma consultoria do Sebrae, cujo propósito é a qualificação técnica em excelência no atendimento. A consultoria inclui itens como organização, higiene, agilidade nos serviços e cortesia, entre outros aspectos.

Kelson Luiz, sócio de uma locadora de automóveis para turismo, elogiou a iniciativa. “A sociedade civil e o poder público devem se unir para dinamizar o progresso do município. Tanto a qualificação das empresas quanto a capacitação dos empregados são importantes para atingirmos esse objetivo”, afirmou. Já a microempresária Monique Santos, de 23 anos, lembrou que é preciso investir mais na imagem da cidade como destino turístico e criar serviços com roteiros, transporte de qualidade e guias locais para visitação às praias, lagoas, cachoeiras e serras de Maricá. “Temos muitos lugares lindos que precisam ser mais conhecidos”, destacou.

No fim do evento, a organização serviu aos convidados um peixe “à moda de Maricá”, com farofa de banana.