Comunidade escolar prestigia reinauguração de escola reformada em Inoã

Rua 36.

Vice-prefeito Marcos Ribeiro e secretária de Educação, Marta Quinan, participaram da cerimônia

Mais uma escola ampliada e reformada acaba de ser entregue pela prefeitura de Maricá a alunos e professores da rede municipal. Na manhã desta sexta-feira, dia 22/02, a comunidade escolar e os moradores do Bairro Inoã, no terceiro distrito, prestigiaram a entrega das instalações da Escola Municipal Aniceto Elias Antunes.

Representando o prefeito de Maricá, o vice-prefeito Marcos Ribeiro falou sobre a continuidade das obras de ampliação e reforma de escolas, que vem sendo executadas com recursos da prefeitura desde o primeiro governo do prefeito Washington Quaquá, e destacou as melhorias na rede de ensino na região de Inoã. “Além dessa unidade, ampliamos e reformamos a Escola Municipal Darcy Ribeiro, a Casa da Criança de Inoã e de Itaipuaçu e está prevista para março a inauguração da nova creche municipal no Bosque Fundo”, destacou o vice-prefeito, afirmando que o governo municipal está honrando todos os compromissos propostos para trazer dignidade e melhor qualidade de vida para o cidadão maricaense.

A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, ressaltou a importância da colaboração dos funcionários para garantir que a reforma não prejudicasse o período letivo. “Durante as obras, superamos os obstáculos na organização do espaço físico para garantir a continuidade do calendário escolar. Com essa inauguração, concluímos mais uma etapa de extrema relevância para a comunidade do bairro”, ressaltou a secretária. Segundo ela, a meta da administração é permitir que a educação pública da cidade seja cada vez mais uma referência em atendimento e humanização. Marta lembrou também que a inauguração da escola reformada aconteceu em 1980, na gestão do ex-prefeito Luciano Rangel – que faleceu na manhã desta sexta-feira (22/02).

Com recursos próprios, as obras de melhoria da unidade incluíram a adaptação do prédio para acesso de pessoas com deficiência, a criação de uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais e a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de reforma do telhado, revisão das instalações elétrica e hidráulica, troca de piso, construção de cisterna e nova pintura geral. A escola ganhou ainda uma sala de vídeo e um novo espaço para a direção e os professores.

Reforma agrada comunidade escolar

À frente da unidade há menos de dois meses, a nova diretora, Lorimar Cássia Machado Dornelas, está muito satisfeita com as novas instalações. “Agora poderemos pensar em novos projetos educacionais para motivar os alunos nesse começo de ano letivo”, frisou Lorimar, acrescentando que, atualmente, a escola atende 510 alunos, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos. Dentre as melhorias, a diretora destacou a implantação da sala de recursos, que permite o atendimento para 21 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na escola, além daqueles de outras escolas que podem utilizar o espaço. A escola possui em seu quadro uma equipe composta por 45 funcionários.

Os alunos também elogiaram o novo espaço. Gabriel Oliveira, de oito anos, aluno da escola há cinco anos, lembrou que as salas de aula estavam com as paredes descascando. “Agora está tudo novinho”, comemorou. Já para Lucas Rosa da Cruz de Paula, de 10 anos, a construção da quadra poliesportiva foi a realização de um sonho. “Não tínhamos espaço nem para as aulas de Educação Física nem para brincar. Agora posso jogar bola”, destacou o aluno do 3º ano, que já faz planos para o futuro. “Sonho ser bombeiro ou policial para ajudar a salvar a vida das pessoas”, falou.

Homenagens prestadas

Os alunos Arthur Jesus Ferreira da Silva, de oito anos, e Ana Beatriz Rosa de Souza, de sete anos, prestaram homenagens para pessoas de grande importância para a escola. Além de flores produzidas pela equipe da própria escola, feitas com material reciclado, foram lidos textos para a ex-diretora Enilzéia Sabino da Costa Pires, que durante 13 anos comandou a unidade e agora está aposentada, além das suas diretoras adjuntas Elcimara Batista de Mattos e Elza de Fátima Freitas Mattos.

Outra homenagem foi prestada à Romilda Nunes, mais conhecida como Linda, que foi funcionária da escola por 30 anos e também ex-vereadora, responsável pela criação do projeto em 1996 da primeira ampliação da unidade. “Quando foi inaugurada em 1980, essa escola tinha apenas três salas e não conseguia atender a todos os moradores do bairro. Lutei e consegui trazer mais noves salas e seis banheiros. Hoje, fico muito satisfeita e feliz com o trabalho feito nessa escola”, destacou Linda, ao lado do filho, o atual vereador Aldair Nunes Elias, mais conhecido como Aldair de Linda. O vereador resgatou parte da história da unidade e lembrou que ela se chamava "Jardim de Infância Janelinha do Saber" antes de receber o nome de seu avô, Aniceto Elias Antunes. "Ele era conhecido como ‘Vivinho’ e depois de sua morte foi homenageado como patrono da unidade por ter representado o distrito como vereador dos anos de 1980 a 1992. E isso é uma felicidade para a família. Hoje é um dia muito especial para todos os moradores do bairro”, relatou.