Prefeitura inaugura escola reformada em Inoã nesta sexta

Prefeitura inaugura escola reformada em Inoã.

Unidade terá foco nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Para atender a comunidade escolar do terceiro distrito nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Maricá inaugura nesta sexta-feira (22/02), às 9h, as novas instalações da Escola Municipal Aniceto Elias Antunes, em Inoã. Além da reforma estrutural, a secretaria municipal de Educação remodelou a escola, que agora passa a oferecer, exclusivamente, turmas do 1º ao 3º ano. A escola está localizada na Rua Leonardo José Antunes, s/nº – Inoã.

Com recursos próprios, as obras de melhoria da unidade incluíram a adaptação do prédio para acesso de pessoas com deficiência, a criação de uma sala de recursos para alunos com necessidades especiais e a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de reforma do telhado, revisão das instalações elétrica e hidráulica, troca de piso, construção de cisterna e nova pintura geral. A escola ganhou ainda uma sala de vídeo e um novo espaço para a direção e os professores.

Atualmente, a E.M Aniceto Elias atende 492 alunos, distribuídos em seis turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental; nove de segundo ano; e cinco turmas do terceiro ano. Segundo a subsecretária municipal de Educação, Marianne Fonseca, a unidade também registra um dos recordes da rede municipal, com o atendimento a 21 alunos com necessidades educacionais especiais. “Nosso objetivo não foi ampliação, mas investir no conforto dos alunos atendidos, garantir melhores condições de ensino e de acessibilidade”, explicou a subsecretária.

Inaugurada no dia 08 de dezembro de 1980, a unidade se chamava Jardim de Infância Janelinha do Saber, popularmente conhecida como Janelinha. Posteriormente, em 1999, recebeu o nome atual, em homenagem ao patrono Aniceto Elias Antunes, vereador em Maricá, de 1980 a 1992.

Além da Escola Municipal Aniceto Elias Antunes, a prefeitura investe atualmente na reforma de mais quatro unidades: a E. M. Marques de Maricá (localizada no Bairro Itaipuaçu), E. M. Vereador Osdevaldo Marins da Matta (Bairro Santa Paula), a E. M. Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Bairro Centro), e E. M. Alfredo Nicolau da Silva Júnior (no Bairro Marques de Maricá). Além disso, a prefeitura pretende inaugurar em março duas novas creches municipais, a de Bosque Fundo, em Inoã, e Marinelândia, em Cordeirinho. Ambas são fruto do programa do governo federal Pró Infância, que viabiliza a construção de creches públicas.