Festival de música terá audição em Maricá nesta terça-feira com 10 bandas

Nesta terça-feira (05/02), Maricá vai sediar a etapa eliminatória local do Festival Nova Música Brasileira (NMB) – Edição Samba,  realizado pela Agência Biruta Ideias Mirabolantes e que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Cultura.

Ao todo, participarão da disputa dez bandas, que se inscreveram para competir pelo prêmio final do concurso, que inclui a gravação de duas músicas em estúdio e um valor em dinheiro. As audições começam às 18h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e poderão ser acompanhadas pelo público.

Os dez candidatos da etapa maricaense são Jô Borges e Banda, Grupo To Kerendo, Grupo Sambangolê, SambaPontoCom, Iracema Monteiro e Grupo, Amarildo M. Show, Mirene Alves e Banda Sintonia, Blecaut, Samba Pra Valer e Karakara.

O objetivo do NMB é resgatar a tradição dos antigos festivais populares, que na década de 60 e 70 revelaram ou consolidaram grandes compositores e intérpretes da música popular brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Entenda as etapas do Festival

A audição em Maricá será realizada no palco do ônibus itinerante do projeto e cada candidato terá de 15 a 20 minutos para as apresentações. Os artistas poderão interpretar músicas inéditas ou versões próprias para canções de outros cantores e compositores.

A equipe de curadores e produtores musicais, indicados pela organização do projeto, irá escolher, no dia das apresentações, o vencedor em Maricá – que irá representar a cidade na segunda fase – a "Grande Final da Região 1", que será realizada no dia 09 de fevereiro, em São Gonçalo. As demais regiões polos (Campos dos Goytacazes, São João de Meriti e Arraial do Cabo) também farão a escolha de seus artistas.

Na terceira fase, os vencedores de cada região irão disputar com os ganhadores dos demais grupos e dois serão escolhidos por voto popular (os fãs de cada banda poderão votar por meio da fanpage do festival NMB no facebook) e também pelos curadores. É importante ressaltar que o voto popular terá o dobro da pontuação dos jurados – o que reforça a interação com o público e o caráter popular do evento. Os dois finalistas vão participar da festa de encerramento, no dia 30 de março.

Lançado em 2011, o festival chega a sua 4ª edição e, pela primeira vez, rompeu as barreiras da capital – permitindo a integração das regiões Norte Fluminense, Noroeste, Baixadas Litorâneas e Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.