Carnaval 2013: prefeitura faz “choque de ordem” em São José e Itaipuaçu

Agente da Defesa Civil, com apoio da PM, recolhe animal em Maricá

Pelo segundo dia seguido, a prefeitura de Maricá realizou um “choque de ordem” para coibir irregularidades no Carnaval. Nesta quarta-feira (30/01), equipes da Defesa Civil e secretaria de Desenvolvimento Urbano, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, fizeram ações em São José do Imbassaí e Itaipuaçu.

Fiscais da subsecretaria de Posturas da secretaria de Desenvolvimento Urbano notificaram três trailers em Itaipuaçu funcionando sem alvará. O balanço também inclui o recolhimento de nove animais de grande porte (cavalos e bois) pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a apreensão de 10 motos com documentação irregular por policiais militares com apoio da GM.

Durante a operação, as equipes vistoriaram a Área de Proteção Ambiental (APA), entre Zacarias e Itaipuaçu. Na ação, os policiais do Batalhão Florestal orientaram os pescadores sobre a ilegalidade da pesca predatória e sobre o risco de queimadas provocadas por fogueiras. Também informaram sobre a proibição de se jogar lixo na área de preservação ambiental.

As ações de ordenamento serão realizadas até o fim do Carnaval e fazem parte da estratégia da prefeitura de organizar a folia com tranquilidade e segurança para os moradores e turistas. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Jorge Braga, tais intervenções foram definidas na semana passada em uma reunião com o vice-prefeito Marcos Ribeiro. Durante o período do carnaval, ressalta o subsecretário, serão realizadas também ações com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Batalhão Florestal e Capitania dos Portos para proibir uso de jet skys nas lagoas e o tráfego de quadriciclos nas areias das praias, além de coibir crimes ambientais.