Carnaval 2013: Martinho da Vila anima festa em Maricá neste sábado

O Carnaval em Maricá terá um esquenta especial. Neste sábado (02/02), às 23h, o cantor e compositor Martinho da Vila comanda o "Baile Municipal", num show gratuito organizado pela prefeitura na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A programação do evento, que começa às 21h, também inclui a apresentação da banda Olodumaré e a entrega da chave do Carnaval para o Rei Momo, que abre oficialmente a folia na cidade.

Aos 76 anos, 45 de carreira, Martinho vai apresentar na cidade o CD “4.5 Atual” – regravação de seu primeiro disco (Martinho da Vila, de 1969). Entre os sucessos, destaque para as canções “Casa de Bamba”, “O Pequeno Burguês” e “Tom Maior”. A ideia do álbum, segundo o sambista, foi revisitar as músicas que fizeram sucesso em 1969, mas com uma nova qualidade sonora, possível a partir do uso de novas tecnologias. O CD possui também três gravações que não estavam no repertório de 1969: as inéditas “Partido-alto de Roda” e “Samba dos Passarinhos” e a regravação de “Pãozinho de Açúcar”, que ele compôs para sua mulher, Cléo.

O sambista foi o primeiro músico da categoria a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas com o álbum "Tá delícia, tá gostoso", lançado em 1995 no Brasil. O sambista também é nacionalmente conhecido pela autoria dos principais e mais famosos enredos e sambas-enredo da Unidos de Vila Isabel. Em 1988, ele criou “Kizomba, a festa da raça” e garantiu para a escola da Zona Norte o campeonato daquele Carnaval, um dos mais consagrados por ter sido conquistado no centenário da abolição da escravatura.